19/09/2020 às 12h26min - Atualizada em 19/09/2020 às 12h11min

QUESTÃO DE OPINIÃO - 19 de setembro de 2020

Fredo Júnior
FASES
É bem verdade que os critérios para o cálculo das fases do Plano São Paulo de retomada econômica levam em conta dois fatores. O primeiro é a capacidade do sistema de saúde, com o monitoramento do número de leitos UTI/Covid para cada 100 mil habitantes e a taxa de ocupação desses leitos. Já o segundo critério é a evolução da pandemia, que calcula os números de casos, internações e óbitos.
 
CANETADA
Contudo, o “salto” da DRS 10 de Piracicaba da fase 1 (vermelha) para a 3 (amarela) ainda carece de uma explicação plausível, tendo em vista os diferentes números da doença nas cidades que integram a regional. Em Araras, os casos estão crescendo e as mortes também. Até sexta-feira (18), Araras havia registrado 3.177 casos e 62 mortes pelo vírus na cidade. Deste total, 2.810 pessoas estão recuperadas. A região leste concentra o maior número de infectados.
 
AGLOMERAÇÕES
Ainda estamos em quarentena. Contudo, o “liberou geral” está evidente. Boa parte da população transita sem qualquer tipo de prevenção. Estabelecimentos lotados de clientes sem máscaras, em demonstrações de absoluto desrespeito à sua própria saúde e a de outras pessoas. E se não bastasse, os donos desses comércios “tapam os seus olhos para as irregularidades. Outro agravante é a incapacidade da Prefeitura em fazer cumpri a lei. Sem efetivo para fiscalizar toda a cidade, as ações governamentais tem sido  insuficientes para coibir os abusos.
 
MAIS ESTADO 1
Este jornalista já havia externado a sua opinião em colunas anteriores sobre o papel do Estado, neste caso a Prefeitura de Araras, no advento da pandemia. O poder público há muito tempo poderia e deveria ter intervindo no que se refere à economia local para socorrer de forma objetiva os pequenos comerciantes e prestadores de serviços. Criar alternativas para gerar renda e fazer girar a economia na cidade é uma ação conjunta do Executivo e do Legislativo.
 
MAIS ESTADO 2
Araras necessita de incentivo financeiro imediato aos pequenos empreendedores e empresários. O Executivo já deveria ter identificado essas demandas e o próprio Legislativo poderia ter proposto esta discussão de forma mais efetiva e técnica. É preciso sinergia dos poderes. Ambos têm a obrigação republicana de trabalharem em prol da coletividade. Tais ações já deveriam ter sido consideradas.
 
MAIS ESTADO 3
Aos que certamente irão criticar a minha opinião, sugiro que prestem atenção a isto. Quem está “segurando a bronca” nesta pandemia é o SUS (Sistema Único de Saúde), é o Estado. Aliás, atendendo a todos indistintamente, pobres e ricos. Agora imaginaram se a saúde pública tivesse sido entregue ao setor privado como desejam os defensores do Estado Mínimo?
 
ANTES TARDE DO QUE NUNCA
Alvo de críticas e requerida desde o início da pandemia, a testagem em assintomáticos começa neste sábado (19), na carreta itinerante que está em frente ao Ginásio Municipal de Esporte Nelson Rüegger. Serão disponibilizados 350 testes gratuitos, que é o limite diário de análises processadas pela carreta para pessoas sem sintomas da doença.
 
DESGASTES DESNECESSÁRIOS
O episódio da tentativa do governo em transferir mais de um milhão e meio de reais da área da saúde para recapear duas avenidas da cidade demonstra a imperícia de alguns integrantes do Governo Franco (DEM). Mais frágil ainda o argumento apresentado de que se tratou de um equívoco. Neste sentido, na última sessão camarária, tomou-se conhecimento de um parcelamento de débitos firmado com a concessionária Elektro. Entretanto, o mesmo deveria ter sido enviado ao Legislativo para ser aprovado. E este pequeno detalhe pode trazer problemas para o Executivo.
 
ELEIÇÕES 2020
Encerrado o período de convenções partidárias, os grupos políticos já estão definidos para o pleito de novembro. Articulações, muvucas, surpresas e muita movimentação de bastidores aconteceram nas últimas semanas, mas também na terça-feira (15), penúltimo dia de convenções partidárias na cidade.
 
ESQUERDA
O professor Bibo Bozzini e a querida amiga e artista plástica Rose Conte foram oficializados como candidatos a prefeito e vice, e encabeçam a majoritária do PT ao Executivo ararense, que também terá uma chapa de vereadores com 8 nomes. Há algumas semanas, a Frente Popular de Esquerda formada no início do ano com o PSOL, que havia indicado o nome da psicóloga Adriana Dezotti como candidata a vice-prefeita foi rompida. O ex-aliado partidário publicou uma carta aberta argumentando “incompatibilidade do modo PT de governar” e centrará esforços nas candidaturas a vereadores.
 
CANDIDATÍSSIMO
Protagonista ao assumir-se pré-candidato ao Executivo no início deste ano, o ex-secretário municipal do Governo Meneguetti, Hélder Liberato Bovo (PRTB), confirmou a sua candidatura a prefeito, tendo como vice o comerciante Régis Soares, além de uma chapa de vereadores com 29 candidatos. Bovo também fechou coligação com o Partido da Mulher Brasileira (PMB).
 
GOVERNO
Agora oficialmente candidato à reeleição, o prefeito Júnior Franco (DEM) irá reeditar a dobradinha com Carleto Denardi (MDB). Embora outros nomes tenham sido discutidos durante o processo de escolha, na tentativa de agregar outras forças políticas, o nome de Carleto foi naturalmente escolhido. A dupla foi eleita na eleição suplementar de 2018, alcançando 31.107 votos naquele pleito. Além das duas siglas, o grupo político de Franco tem em seu arco de alianças os partidos PODEMOS, REPUBLICANOS E PSL, e claro, também lançou a sua chapa de candidatos a vereadores. 
 
FORA DA DISPUTA
A surpresa ficou por conta da desistência do ex-prefeito Nélson Dimas Brambilla (PSD). O médico havia lançado há algumas semanas a sua pré-candidatura, em evento que contou com a presença do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab. Brambilla dava sinais de que iria adiante na tentativa de voltar ao governo. Porém, teria desistido da disputa por considerar ser muito difícil a obtenção do efeito suspensivo em sua condenação na ação de responsabilidade civil pela prática de ato de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, por conta da criação e nomeação de servidores para integrarem uma Comissão Técnica Urbanística.
 
DESISTÊNCIA
Nas últimas semanas é fato que o ex-vereador Irineu Maretto chegou a articular alguns movimentos com o objetivo de emplacar o seu nome para a disputa. De acordo com uma fonte ouvida pela coluna, até às 11h da terça-feira (15), o candidato do PSD seria ele. Contudo, o empresário do ramo de laminação teria declinado da oportunidade alegando compromissos profissionais.
 
NA CABEÇA
Apontado como virtual candidato a vice-prefeito de Brambilla, o ex-vereador Mário Corrochel Neto, o Bonezinho (PTB), confirmou a sua candidatura ao lado do advogado e vereador Jackson de Jesus (PSD) como vice, que teria sido indicado pelo ex-prefeito em troca de apoio ao petebista. Corrochel disputa a Prefeitura de Araras pela terceira vez. Em 2016 obteve 10.826 votos e na eleição suplementar de 2018 foi o segundo colocado, sendo votado por 28.467 ararenses. Os dois partidos terão chapa vereadores completa, com 34 candidatos.
 
TRANQUILO
O ex-prefeito Pedrinho Eliseu (PSDB) também oficializou a sua candidatura ao Executivo na última terça-feira (15). Pedrinho articulou a formação uma frente ampla para as eleições e deixou claro que não existe mais nenhuma restrição ou condenação que o impeça de disputar o pleito. A também tucana Anete Casagrande será a sua companheira de chapa. Pedrinho, que já havia alinhado os partidos PP, PL, SOLIDARIEDADE, PROS, AVANTE, PSC, e REDE, conseguiu o apoio do PSB e do PDT, da Ação Democrática Ararense. Ao todo, a chapa de vereadores do grupo terá 121 candidatos.
 
PORTEIRA
"Isso precisa ter um esforço nosso aqui, enquanto estamos nesse momento de tranquilidade no aspecto de cobertura de imprensa, porque só fala de covid, e ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas. De Iphan, de Ministério da Agricultura, de Ministério de Meio Ambiente, de ministério disso, de ministério daquilo. Agora é hora de unir esforços pra dar de baciada a simplificação." (Ricardo Salles, Ministro do Meio Ambiente).
 
SARCASMO
“O Brasil está de parabéns da maneira como preserva esse seu meio ambiente.” (Jair Messias Bolsonaro, presidente da República).
 
PAUSA
A coluna política Questão de Opinião entrará em recesso e voltará a ser publicada no site O Independente depois das eleições municipais. 
Link
Fredo Júnior

Fredo Júnior

Aprendiz da vida, editor do site de notícias O Independente, com expertise em Jornalismo, Gestão Pública, EAD e Mediação de Conflitos.

Tags »
Relacionadas »

Você é favorável à reabertura do comércio em Araras?

32.5%
65.8%
1.7%
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.