24/10/2022 às 09h28min - Atualizada em 24/10/2022 às 09h21min

Saiba mais sobre a dor lombar

Luiz Carlos Scabora Jr.

Luiz Carlos Scabora Jr.

Bacharel em Educação Física, Pós-graduado em Fisiologia do Exercício. Atua como Assessor Esportivo e Personal Trainer.

Prof. Luiz Carlos Scabora Júnior
Localizada na parte inferior da coluna, a região lombar é formada por vértebras (os ossos que compõem a coluna) que conectam o tórax, a cintura e as pernas. Esta estrutura permite que você faça a maioria dos movimentos, além de garantir que possa ficar em pé, levantar e andar.
 
De acordo com um documento da OMS (Organização Mundial da Saúde), 7 em cada 10 pessoas, ao longo da vida, vão sentir dores na região da lombar, principalmente nos países industrializados. As principais causas da dor lombar são: envelhecimento, sedentarismo, erros de postura, obesidade, perda de massa muscular e tabagismo (o cigarro também pode ser responsável, pois contribui para degenerar os discos da coluna vertebral).
 
Existem 4 classificações para a dor lombar:
 
- Aguda: aparece de repente ou logo após determinado movimento e pode durar cerca de seis semanas;
 
- Subaguda: incomoda por seis semanas até três meses, aproximadamente;
 
- Crônica: é intensa e persiste por mais de três meses;
 
- Referida: a sensação de dor parte de um ponto e irradia para outro ponto (da lombar para o glúteo ou perna, por exemplo).
 
Dependendo do tipo de dor, aguda ou crônica, os sintomas podem ser vários. Eles irão variar de acordo com o estilo de vida da pessoa e de outros problemas clínicos que podem estar causando tais sintomas. Mas, os sintomas mais comuns são os seguintes: sensação de queimação ou “choque” na região lombar, incapacidade de ficar de pé ou de se movimentar livremente (coluna travada), irradiação da dor para as pernas (ciatalgia) e dor intensa e aguda, incapacitante ou persistente.
 
A pessoa que sofre com as dores na região lombar precisa enfrentar duras consequências, tais como: dificuldade no trabalho, isolamento social, dependência de medicamentos e alterações emocionais. Portanto, abaixo vou deixar 9 dicas para a prevenção da dor lombar:
 
- Mantenha o peso sob controle; O excesso de peso é um dos grandes fatores que causa e/ou agrava casos de dores na lombar.
 
- Pratique exercícios de alongamento regularmente. Músculos encurtados causam dores;
 
- Faça 30 minutos de atividade aeróbia moderada (caminhada, bicicleta, hidroginástica) pelo menos três vezes por semana;
 
- Fortaleça os músculos do core (abdome, lombar e quadril) com exercícios adequados ao seu nível de condicionamento;
 
- Evite ficar muito tempo na mesma posição (sentado ou em pé); levante-se e movimente-se a cada hora;
 
- Não fume;
 
- Cuidado quando for levantar peso: você deve flexionar os joelhos, usar a força do abdome e das coxas e manter o objeto próximo ao corpo. Nunca tente alcançar algo no chão descendo o tronco com as pernas estendidas;
 
- Procure maneiras de administrar situações de estresse;
 
- Prefira colchões firmes.
Link
Tags »
Leia Também »
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.