Wsimag Eu sabia que 2021 seria um ano difícil. Acredito que você também tenha pensado a mesma coisa.
Todavia, eu não imaginava o quanto.
O fato é que todos nós criamos expectativas a cada novo ano.
Na verdade, nos alimentamos delas a cada segundo de nossas vidas. E este talvez seja um dos maiores problemas que criamos para nós mesmos.
Neste ano eu aprendi um bocado mais sobre a vida e o ser humano.
Uma das principais é a importância de trocar a expectativa pela perspectiva¹. Ou pelo menos tentar. Esta mudança de mente (metanoia) é fundamental e serve para todas as áreas da vida. Confesso que ainda estou aprendendo.
Conheci de perto exemplos comoventes que renovaram a minha fé na humanidade. Boas sementes geram frutos de alegria. A arte proporciona este presente aos seus discípulos.
Aliás, a experiência de “estar” secretário de Cultura tem sido gratificante. Gratidão ao prefeito Pedrinho Eliseu pela confiança e oportunidade, e a todos os meus companheiros, colegas secretários e servidores públicos municipais, os quais muito me ensinam.
Em tempos de tantas tristezas e incertezas causadas pela pandemia da covid-19, sabe aquele papo de que a pandemia irá transformar as pessoas e o mundo será mais humano e solidário?
Esqueça.
Conversa fiada.
A sordidez da covardia e do mau-caratismo rasteiro também deram as caras. Há quem plante ódio e amargura. E a Lei da Semeadura, acredite, é implacável. Ela irá cobrar o seu quinhão.
Por outro lado, a adversidade depura a resiliência². Não é fácil, mas a gente acaba se surpreendendo com a nossa própria capacidade de enfrentamento.
E é claro que nesses casos de gratuita injustiça e maldade se faz necessária a coragem para tomar uma atitude libertadora: apertar o botãozinho do “foda-se³” com muita, mas muita vontade.
Experimente.
Faz um bem danado pra saúde física, emocional e espiritual. Além de ser revigorante.
Escrever para mim sempre foi uma espécie de desabafo.
E assim, termino este pequeno texto com a quarta palavra. Aquela que possa conduzir a todos no ano que está nascendo.
Esperança!