18/03/2021 às 21h27min - Atualizada em 18/03/2021 às 21h27min

Araras deve participar da Região Metropolitana de Piracicaba

Maria Gabriela Córnia
Governo do Estado de São Paulo

O Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, anunciou a criação da Região Metropolitana de Piracicaba que vai contar com 25 cidades integrantes, 23 que já fazem parte do Aglomerado, inclusive Araras. O processo de criação da Região deve passar ainda por algumas etapas como a realização de audiência pública, consulta aos municípios e a criação do conselho de participação.

Segundo o Secretário, o PIB da região é de R$ 76,82 bilhões, cerca de R$ 44 mil per capita, nível comparado a regiões europeias, e maior do que algumas das outras regiões metropolitanas já criadas no estado. “A criação de regiões facilita a resolução de problemas comuns por meio de ações conjuntas”, complementa o Secretário. Além de Piracicaba, São José do Rio Preto é outra região que será criada na ação do Governo, além de outros aglomerados urbanos. 

A Região Metropolitana de Piracicaba vai contar com 25 cidades integrantes, 23 que já fazem parte do Aglomerado (Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro) e outras duas que solicitaram a integração ao grupo (Pirassununga e Santa Cruz da Conceição) por se sentirem mais interligados à Piracicaba do que a outras Regiões. Juntos, estes municípios somam cerca de 1,5 milhão de habitantes (3,25% da população paulista).

Com a criação, a região terá uma governança mais organizada com acompanhamento direto por uma Agência que faz a gestão de câmaras técnicas, passa a ter interação regional mais forte, trabalhando em conjunto. “Um dos pontos fortes da iniciativa é o Planejamento organizado da região, com estudos sobre onde chegar nos próximos 5, 10 e 15 anos. É criado um fundo com recursos dos municípios e do estado, podendo captar até investimentos do governo Federal para projetos de interesse regional” destaca Vinholi.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »

Quantas doses da vacina contra a covid-19 (coronavírus) você tomou?

0%
44.4%
55.6%
0%
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.