28/01/2020 às 10h48min - Atualizada em 28/01/2020 às 10h48min

SAIA DO SOFÁ EM 2020! CONHEÇA 5 DICAS PARA VOCÊ COMEÇAR A PRATICAR EXERCÍCIOS AGORA

Luiz Carlos Scabora Júnior
Folha Vitória
Vou listar 5 dicas para você começar e manter uma rotina de treinamento: 
 
1 – Tempo
 
Marque o horário do treino em sua agenda como se fosse um compromisso de trabalho.
 
Cerca de 70% das pessoas sedentárias em nosso País não praticam exercícios físicos e alegam falta de tempo. No entanto, ótimos treinos podem ser realizados em um prazo de 30 minutos, ou seja, apenas 2% do seu dia. Além do mais, dizer que não tem tempo para praticar exercícios é apenas uma desculpa. 
 
2 – Hábito
 
É importante seguir a rotina e treinar no mesmo horário do dia.  
 
É bem provável que nas primeiras semanas você se obrigue a cumprir um programa de treinamento pré-estabelecido. Procure fazer mudanças na agenda somente depois de três meses, caso contrário você aumenta muito o risco de abandonar a rotina. Em outras palavras, pode haver um pouco mais de flexibilidade na agenda depois que o hábito estiver estabelecido.
 
3 – Mude os treinos
 
Busque praticar atividades físicas diferentes
 
Outra dica valiosa, principalmente quando falamos em sobre como manter a regularidade, é variar o seu programa de exercícios físicos. Experimente um outro estímulo. Se desafie!
 
4 – Música
 
Curta sua trilha sonora favorita! 
 
Cientistas da USP de Ribeirão Preto recrutaram 20 voluntários e aplicaram testes de força e resistência física em três cenários. No primeiro, os participantes escutavam músicas que não gostavam; no segundo, as que gostavam; e, no terceiro treinavam em um ambiente de silêncio. Comparado com as outras situações, os voluntários imprimiram mais força e sentiram menos o esforço quando ouviram seu estilo musical favorito, independente de qual fosse.
 
5 – Faça algo que você gosta 
 
Encontre seu exercício predileto
 
É importante que você encontre uma modalidade de exercício físico predileta. Em outras palavras, algo que te proporcione algum tipo de prazer e desafio. Logo, será muito mais fácil manter a rotina de treinos e a sua saúde agradecerá!
 
E não se esqueça: a prática de exercícios físicos deve ser feita somente sob a orientação de um Profissional de Educação.

 

Link
Luiz Carlos Scabora JR.

Luiz Carlos Scabora JR.

Bacharel em Educação Física, Pós-graduado em Fisiologia do Exercício. Atua como Assessor Esportivo e Personal Trainer.

Relacionadas »
Comentários »
Cadastre-se para receber as notícias pelo Whatsapp
Fale com O Independente
Obrigado pelo contato. Retornaremos em breve.