31/10/2019 às 13h57min - Atualizada em 31/10/2019 às 13h57min

O PAPEL DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS NA QUALIDADE DE VIDA

Luiz Carlos Scabora Júnior

Nenhum ser humano questiona que a prática de exercícios físicos é essencial para a qualidade de vida e para a saúde. Entretanto, ainda há quem acredita que o esforço e o tempo gastos não valem a pena. Portanto, o intuito deste artigo é dar um “empurrãozinho” para quem está na dúvida entre ficar no conforto do sofá ou iniciar um programa de exercícios físicos.
 
Infelizmente, a maioria das pessoas relaciona a prática de exercícios físicos com objetivos estéticos. As mudanças externas começam a aparecer depois de cerca de 3 meses de atividade, o que pode parecer muita coisa. Então, muita gente reluta em começar a praticar exercícios físicos ao pensar que os resultados demoraram a chegar.
 
Entretanto, o que essas pessoas não sabem é que, se você começar algum exercício físico hoje, no mesmo dia já será possível sentir alguns dos seus efeitos positivos. Apenas 30 minutos após o início da atividade, o corpo se torna uma verdadeira fábrica de neurotransmissores e outras substâncias químicas. Endorfina (responsável pela sensação de alegria), serotonina e noradrenalina (que atuam na estabilização do humor) começam a correr pelas veias, proporcionando uma sensação imediata de bem-estar.
 
Durante a sessão de treinamento, o corpo está queimando gorduras e os vasos capilares estão se dilatando, já que o coração está batendo mais rápido. Isso melhora a oxigenação do sangue que está circulando pelo organismo. É válido ressaltar que todo esse fluxo de oxigênio e neurotransmissores também aumenta a rapidez mental, concentração e queima de calorias.
 
Logo na primeira noite, o corpo experimentará os efeitos da atividade feita durante o dia: um sono com mais qualidade que proporcionará um despertar muito mais descansado e disposto. 
 
Benefícios da prática de exercício físico:
 
- Melhora da qualidade do sono
- Melhora da autoestima
- Previne o sobrepeso e a obesidade
- Aliado contra o tabagismo
- Melhora da vida sexual
- Previne o câncer
- Melhora o raciocínio e a memória
- Proporciona benefícios cardiorrespiratórios 
- Aumento da massa muscular e redução da gordura corporal
- Melhora do sistema imunológico
- Contribui para o crescimento e o desenvolvimento
- Traz benefícios para a interação com os suplementos nutricionais 
- Retarda o envelhecimento 
 
Para concluir, eu gostaria de expor algumas informações importantes. De acordo com diversas pesquisas, 60% dos brasileiros que estão sedentários afirmam falta de tempo para praticar exercícios físicos. Entretanto, uma matéria da revista Exame de 29 de maio de 2017 aponta que o tempo médio de uso do smartphone mais do que dobrou nos últimos anos em nosso País. A média dos brasileiros é a mais alta do mundo: 4 horas e 48 minutos por dia.
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda apenas 30 minutos de exercícios físicos diários para que possamos desfrutar de todos os benefícios que estes podem nos proporcionar. 
 
Será que não temos 30 minutos por dia para cuidarmos de nossa saúde? Fica a reflexão!
 

Link
Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale com O Independente
Obrigado pelo contato. Retornaremos em breve.