21/04/2020 às 00h06min - Atualizada em 21/04/2020 às 00h06min

5 DICAS PARA MANTER UMA BOA QUALIDADE DE VIDA DURANTE A QUARENTENA

Brasil Escola
É de conhecimento de todos que o mundo está passando por uma fase bastante delicada, no entanto, devemos nos manter positivos e encarar o atual cenário como um momento de adaptação e oportunidades em todos os âmbitos de nossas vidas.
 
Muito provavelmente, alguns ajustes que estão sendo feitos na quarentena permanecerão em nosso cotidiano e o intuito deste artigo é auxiliar nas pequenas mudanças de hábitos que podem tornar a sua vida melhor, mesmo em meio ao caos que estamos vivendo.
 
E o mais importante é que tais mudanças venham para ficar!
 
Obviamente que ninguém está trancafiado dentro de casa porque quer, todavia, podemos tirar proveito da atual situação para darmos atenção àquelas atividades que sempre quisemos incluir em nossa rotina, mas que a correria do dia a dia nunca permitiu.
 
As minhas dicas para manter uma boa qualidade de vida durante o período de quarentena são as seguintes:
 
1 – Criar um hobby: nossos dias não podem ser preenchidos apenas por obrigações. Atividades como lazer, cultura, arte, música, culinária, atividades manuais e esportes podem agregar valor e satisfação em nossa rotina. Um hobby é capaz de trazer para a sua vida algumas vantagens que podem surpreender: deixa a vida mais divertida e equilibrada, permite enriquecer o conhecimento, fomenta a criatividade, é um poderoso remédio contra o estresse, além de ser uma ótima maneira de descansar. Entre alguns exemplos de hobbies estão os instrumentos musicais, a leitura, cozinhar, escrever, dançar, decoração, jardinagem, aprendizado de outros idiomas, fazer trilha, aeromodelismo, etc.
 
2 – Fazer exercícios físicos: a prática regular de exercícios físicos melhora a resposta do sistema imunológico. Além do mais, a falta de exercícios físicos pode causar diversos problemas, tais como: obesidade, aumento do colesterol, atrofia muscular, aumento da pressão arterial, problemas articulares e cardiovasculares (infarto ou AVC), diabetes tipo 2 e distúrbios do sono. Por fim, muitas pessoas estão ansiosas não apenas por conta da pandemia, mas também por conta da instabilidade econômica pela qual estamos passando e os exercícios físicos auxiliam no combate à ansiedade. 
 
3 – Ler: eu costumo dizer que ler é viajar sem sair do lugar. Muitas pesquisas apontam que a leitura aumenta as conexões cerebrais, fazendo com que o cérebro funcione melhor. A leitura estimula a criatividade e a inteligência. É importante ressaltar que a sua escrita e o seu vocabulário melhoram quando você lê muito. Além disto, ler incita o senso crítico. 
 
4 – Meditação: a ciência comprova que a meditação é capaz de proporcionar inúmeros efeitos positivos no bem-estar, no corpo e na saúde mental. Alguns dos benefícios promovidos pela meditação são: redução do estresse, melhora da função imunológica, redução da probabilidade de sintomas relacionados à depressão em adolescentes, ajuda na qualidade do sono, melhora na cognição, promove emoções positivas, entre outros.
 
5 – Evitar um bombardeio de informações: apesar de ser importante procurar conhecimento, o fluxo constante de notícias gera preocupação e estresse. A dica é: tente se informar em momentos específicos, de uma a duas vezes ao longo do dia e foque naquilo que ajudará a tomar atitudes práticas para prevenção. E, claro, consulte apenas fontes confiáveis para não cair em fake news. 
 
Para concluir, aproveite o momento para refletir sobre o que realmente importa em nossa vida e faça coisas que ajudarão a manter uma boa saúde física e mental. Uma vez atingido o equilíbrio entre corpo e mente, fica muito mais fácil manter uma boa qualidade de vida e uma visão positiva do mundo mesmo diante das adversidades pelas quais temos passado. 
Link
Luiz Carlos Scabora Jr.

Luiz Carlos Scabora Jr.

Bacharel em Educação Física, Pós-graduado em Fisiologia do Exercício. Atua como Assessor Esportivo e Personal Trainer.

Relacionadas »

Você é favorável à reabertura do comércio em Araras?

31.7%
66.8%
1.5%
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.