23/01/2020 às 16h24min - Atualizada em 24/01/2020 às 07h59min

ALERTA: IDOSO É VÍTIMA DE GOLPE DO CARTÃO EM ARARAS

Criminosos se fizeram passar por central de atendimento do banco da vítima. Três pessoas registraram a mesma ocorrência, mas há relatos de que outras tenham caído no golpe

- Da redação
Seu Crédito Digital
Na semana passada, um senhor de 71 anos, morador no Jardim Cândida, recebeu a ligação de uma suposta central de atendimento do seu banco, perguntando se o seu cartão havia sido perdido, roubado ou emprestado, pois uma compra havia sido realizada numa Loja Americanas na cidade de Jundiaí.
 
Sem perceber que se tratava de um golpe, o idoso respondeu que não e que o cartão estava consigo. A suposta atendente pediu então para que ele ligasse no 0800 que constava no cartão para relatar o caso e fazer o bloqueio. Ao ligar, recebeu a informação de que estavam fazendo o bloqueio, tinham todos os meus dados, inclusive senha e letras e citaram todos os usos que tinha feito com o cartão.
 
Neste caso, ao indicarem que a vítima ligasse no serviço 0800, os criminosos podem ter permanecido com a linha travada ou utilizaram um software para desviar a chamada e assim se passarem pelo banco.
 
“Perguntaram se eu suspeitava de alguma máquina e como eu agia ao pagar com o cartão, porque certamente o cartão haviam sido clonado e que com isso teriam acesso a todos os meus dados. Mas que não era para eu me preocupar, pois o novo cartão chegaria entre 3 e 6 dias úteis”, declarou o idoso à reportagem de O Independente.
 
A dissimulação dos criminosos não conheceu limites. O idoso recebeu a orientação para que redigisse uma carta de próprio punho autorizando a polícia a fazer as investigações. Também foi orientado a colocar em um envelope a autorização e o cartão para que a polícia pudesse analisar.
 
Os criminosos informaram o nome de uma pessoa que iria pegar a encomenda no endereço do idoso e uma senha de identificação, que foi confirmada pelo outro golpista aqssim que chegou à residência em uma moto para retirar o envelope.
 
Na segunda-feira (20), a vítima ligou no 0800 do banco para conferir saldo e testar se a senha estava bloqueada. Para a sua surpresa, a senha estava funcionando e o saldo de sua conta, zerado. O idoso então foi ao banco efetuar os bloqueios e à delegacia para fazer o boletim de ocorrência.
 
Os criminosos realizaram dois saques no caixa eletrônico localizado no Supermercado Delta e outro numa maquininha digital do Mercado Pago. O valor total do golpe foi R$ 5.580,00
 
Três vítimas registraram a ocorrência, mas há relatos de que outras pessoas tenham caído no golpe. A reportagem de O Independente conversou com o delegado titular da Polícia Civil de Araras, Edgard Albanez sobre os casos.
 
“O perfil escolhido pelos estelionatários é o de pessoas idosas. Não por acaso. Banco ou administradora de cartões alguma vai buscar o cartão na casa dos clientes. E nem a polícia. Isto precisa estar claro para as pessoas. Infelizmente nenhuma das três vítimas anotou a placa do veículo (moto) utilizado no golpe, o que dificulta um pouco mais a investigação. Mas estamos empreendendo esforços para resolver o caso”, comentou o delegado.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »

Quantas doses da vacina contra a covid-19 (coronavírus) você tomou?

0%
44.4%
55.6%
0%
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.