27/08/2023 às 11h59min - Atualizada em 27/08/2023 às 11h59min
Prefeitura lança programa social Fortalece Araras
Projeto vai atender inicialmente 54 famílias e previsão para atendimento de 300
Secom/PMA.
O prefeito Pedrinho Eliseu e Sirlene Teixeira, uma das beneficiárias. Foto: Danilo Lima/Secom. A Prefeitura lançou nesta quinta-feira (24), na Casa da Memória “Pedro Pessotto Filho”, o programa Fortalece Araras que atenderá 54 famílias do município que são acompanhadas pelos dispositivos da Secretaria Municipal de Assistência Social.
O Fortalece Araras substitui o PAF (Programa de Atendimento Familiar) e terá um benefício no valor de um quarto do salário mínimo vigente: R$ 325,50. “O PAF tinha um valor fixo em dinheiro e a cesta básica. Nós queremos dar autonomia, para as famílias comprarem o que mais precisam”, explicou a coordenadora de projetos da Assistência Social, Elaine Cristina Ramos Santa Bárbara.
Em um primeiro momento, o programa vai atender 54 famílias que são acompanhadas pelos dispositivos da Secretaria, como os CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). “Vamos chegar a 300 famílias e, mais do que ajudando financeiramente, estamos dando autonomia para que essas pessoas consigam um posto de trabalho”, destacou o prefeito Pedrinho Eliseu.
Trabalho de equipe A secretária de Assistência Social, Pascoala Perches, ressaltou em seu discurso o trabalho realizado pela Secretaria. “Nossa equipe é muito comprometida nessa tarefa de acolher e amparar as famílias, seja nos CRAS e no CREAS. Fico muito feliz em tê-los do meu lado para que os projetos sejam executados com excelência”, disse.
Esforço que é reconhecido por quem será beneficiado pelo programa, como Sirlene Teixeira que esteve no evento representando todas as famílias. “Agradecemos toda a equipe da Assistência Social, todos que participaram disso, e com certeza vai nos ajudar muito com as contas, alimentação, remédios para as crianças”, afirmou. Ela também destacou a importância da capacitação. “Também esperamos mais cursos, porque o dinheiro é bem-vindo, mas quando a gente sabe como fazer, fica muito melhor”.