01/08/2020 às 18h21min - Atualizada em 01/08/2020 às 18h15min

QUESTÃO DE OPINIÃO - 1º de agosto de 2020

“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter.” (Cláudio Abramo).

Fredo Júnior
ESGOTO 1
Na quarta-feira (29), este jornalista, a convite da Prefeitura de Araras, esteve na nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para conhecer a obra, bem como o sistema alternativo que começou a funcionar ontem (31). A visita técnica foi orientada por servidores do Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema) e contou com a presença do secretariado do prefeito Júnior Franco (DEM).
 
ESGOTO 2
Logo no início da visita, o discurso de boas-vindas do vice-prefeito Carleto Denardi (MDB) chamou a atenção. Nada absurdo. Mas o experiente político pareceu ter se esquecido de que havia jornalistas cobrindo o evento e cobrou mais empenho do primeiro escalão na divulgação do sistema alternativo. Denardi declarou que o empreendimento é a principal obra a ser “mostrada” para a população e pediu que todos a compartilhassem em seus grupos e perfis de WhatsApp e nas redes sociais.
 
ESGOTO 3
A iniciativa da implantação do sistema alternativo é louvável e acertada. E a atual Administração tem o seu mérito por fazer o enfrentamento do problema, tendo em vista o descaso histórico com a questão do tratamento de esgoto na cidade. Contudo, é importante mencionar que, ao contrário do ufanismo político contido na peça publicitária que ontem já circulava nas redes sociais afirmando que Araras tem esgoto tratado, ainda temos um longo caminho a ser percorrido.
 
ESGOTO 4
O sistema alternativo, na verdade, não é “a invenção da roda”. Pelo contrário. Mesmo considerado “arcaico”, muitas cidades ainda utilizam este modelo. Na prática, ele dispensa os reatores que fazem o tratamento do esgoto na estação principal, centralizando todo processo nas lagoas, que no modelo tradicional têm a função de fazer o polimento do esgoto. No sistema inaugurado, elas receberão o esgoto depois do pré-tratamento e os aeradores serão utilizados como uma espécie de “batedeira”, oxigenando a água para que as bactérias façam o tratamento. As lagoas farão ainda a decantação do material, que de lá será despejado no Ribeirão das Araras e irá desaguar no Rio Mogi Guaçu.
 
ESGOTO 5
O sistema deverá receber 100% do esgoto doméstico coletado na cidade. De acordo com os técnicos, o sistema alternativo poderá alcançar até 70% de eficiência no tratamento. As questões centrais são a sua eficácia e resolutividade, visto que algumas recentes narrativas sobre o prazo de entrega da obra principal da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), previsto para o final deste ano, deram a entender que possa ocorrer em 2021. O Independente publicará nos próximos dias uma matéria sobre o tema, rememorando a história da ETE em Araras.
 
AGENTES
Na última sessão ordinária (27), o vereador Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia (PP) fez uma abordagem das ações educativas acerca da pandemia na cidade. Baiano evocou a sua experiência como ex-secretário da Saúde e sugeriu que este trabalho deveria ser realizado pelos agentes comunitários de saúde (ACS), lotados nos postos do Programa Saúde da Família (PSFs). Ele tem razão. Mas é preciso que façamos aqui uma ponderação.
 
ELO
Esses profissionais são essenciais nas ações de prevenção à saúde na cidade. A Lei Federal nº 13.595/2018 reformulou a de nº 11.350/2006, que regulamentou a profissão dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias determina que esses servidores devem exercer as suas atividades obrigatoriamente dentro de suas comunidades ou bairros de domicílio. Cada um deles é responsável por uma micro área, acompanhando e monitorando o histórico das famílias cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS). Importante mencionar que cada uma dessas micro áreas recebe recursos financeiros que, por lei, são destinados ao pagamento de salários desses profissionais, gerenciados pela Prefeitura de Araras. Em outras palavras, o agente é o protagonista do Programa Saúde da Família. Ele é o elo entre os usuários e a rede pública de saúde.
 
RESPEITO
Ocorre que, ao contrário do que foi afirmado pelo parlamentar, os PSFs (Programa Saúde da Família) nunca trabalharam com o contingente necessário e previsto em lei. Há muitos anos as equipes trabalham desfalcadas, por várias razões, dentre as quais, os desvios de função. Sem esquecer da falta de equipamentos de proteção individual (EPI’s) e material de trabalho adequados, e da luta permanente pelo pagamento do incentivo financeiro adicional anual, o chamado 14º salário, já reconhecido por várias prefeituras e cuja cor do dinheiro nenhum dos profissionais ararenses jamais viu ou comprovou em benefícios e melhorias significativas para as suas atividades. Portanto, antes de atribuir ainda mais o risco de uma contaminação pela covid-19 aos profissionais, Baiano poderia ajudar a valorizar a categoria, pois, como ele mesmo disse, tem conhecimento pleno do assunto como ex-secretário da pasta.
 
TCE
Este jornalista tomou conhecimento da impugnação de um processo licitatório para a compra de software de gerenciamento de informações na Câmara de Vereadores que aconteceria na sexta-feira (31). O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acatou os pedidos de três licitantes que apontaram falhas no edital, as quais poderiam caracterizar direcionamento e dificultar a participação de algumas empresas e até a desclassificação de outras. Procurado, o presidente do Legislativo, Carlos Alberto Jacovetti declarou que “a Câmara irá rever e retirar possíveis inconsistências para que todas as empresas se habilitem e possam participar. Os valores mensais que chegaram a custar perto de R$ 26 mil até 2018 tiveram uma redução e hoje estão na faixa de R$ 15,5 mil ao mês e estamos trabalhando para haver uma redução ainda maior”. Jacó informou ainda que já havia se pronunciado junto ao TCE há dois anos para dar seu posicionamento sobre o assunto.
 
COVID-19
Na sexta-feira (31), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a nova classificação do Plano São Paulo de retomada gradual das atividades econômicas. A região de Piracicaba (DRS 10), a qual Araras outras 25 cidades pertencem, foi mantida na fase 1 (vermelha). Ainda nesta sexta-feira, a Vigilância Epidemiológica de Araras confirmou 1573 pessoas infectadas pelo vírus. Em uma semana, mais 270 pessoas foram positivadas na cidade.
 
ARARAS
A região sudeste lidera negativamente o ranking de contaminações, com 376 casos. Norte e leste registraram 315 ocorrências. As regiões sul, oeste e central apresentaram 263, 172 e 93 casos respectivamente. Outro dado preocupante é baixa adesão ao distanciamento social na cidade medido pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP). Araras continua bem distante da meta de 55% estabelecida pelo governo estadual. Na sexta-feira (31), o índice foi de 39%.
 
AUXÍLIO EMERGENCIAL
Como publicado na semana passada pela coluna, as fraudes no recebimento do “coronavoucher” chegou até Araras. De acordo com a Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, 68 servidores efetivos e comissionados teriam recebido os valores indevidamente. A Administração informou que a Secretaria Municipal de Administração está averiguando a denúncia e que Corregedoria Municipal abriu investigação sobre o caso. De acordo com a PF, caso os valores do auxílio ainda não tiverem sido devolvidos, os beneficiários serão intimados a prestar esclarecimentos e poderão responder pelo crime de estelionato qualificado. 
 
PAPITO
Era previsto para hoje (1º) o Encontro Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Araras. O evento seria online e contaria com a participação de algumas lideranças nacionais da sigla, dentre elas o ex-senador e atual vereador na cidade de São Paulo, Eduardo Suplicy. O parlamentar é uma figura diferenciada, de alma republicana, respeitado e que transita em todas as tribos. Assim como Lula, tem autoridade para falar um tom acima do partido, diferente de outros petistas. Carismático, Suplicy, além de uma folha de relevantes serviços prestados à sociedade, também é conhecido por sua interpretação singular de Blowin' in The Wind, de Bob Dylan.
Link
Fredo Júnior

Fredo Júnior

Aprendiz da vida, editor do site de notícias O Independente, com expertise em Jornalismo, Gestão Pública, EAD e Mediação de Conflitos.

Tags »
Relacionadas »

Você é favorável à reabertura do comércio em Araras?

32.8%
65.5%
1.7%
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.