18/05/2023 às 18h34min - Atualizada em 18/05/2023 às 18h34min
Câmara de Araras aprova Diária Especial por Atividade Complementar da Guarda Civil Municipal
Projeto permite que integrantes da GCM atuem fora da jornada normal de trabalho
Com informações da Diretoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Araras
Repórter Beto Ribeiro Por unanimidade, os vereadores da Câmara de Vereadores de Araras aprovaram por unanimidade o projeto de lei complementar do Poder Executivo que institui a Diária Especial por Atividade Complementar da Guarda (DEACG) aos servidores integrantes do quadro da Guarda Civil Municipal de Araras (GCM).
A propositura permite que os guardas municipais exerçam, fora da jornada normal de trabalho, 8 horas contínuas de atividade operacional ou de interesse da administração, de forma facultativa e remunerada, com o objetivo de aumentar o efetivo nas ruas e proporcionar mais segurança à população. A iniciativa é similar à Atividade Delegada da Polícia Militar, aprovada no Legislativo em março deste ano.
A justificativa do Executivo para a proposta levou em conta o aumento da criminalidade, os crescentes furtos de prédios públicos e números de ocorrências com cabos de energia, o baixo efetivo de policiais militares e civis e a perda do efetivo da GCM em decorrência de óbitos e aposentadorias, além dos eventos culturais de grandes proporções em locais públicos e o grande número de setores fixos nos quais é necessária a presença dos guardas.