24/09/2021 às 17h03min - Atualizada em 24/09/2021 às 17h03min
Sindsepa apura ofensas contra servidores nas redes sociais para responsabilizar os autores criminalmente
Sindsepa
http://sindsepararas.org.br/site/noticias/307/ofender-funcionario-publico-nas-redes-sociais-e-crime
Divulgação As redes sociais conectam as pessoas e trazem vários avanços, porém também dão voz à pessoas mal-intencionadas que não respeitam e agridem virtualmente pensando que o ambiente virtual é sem lei, o que não é verdade. Vários boletins de ocorrências foram lavrados devido postagens que ofendem os funcionários públicos de Araras.
De acordo com o Sindsepa (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araras), eles estão apurando várias denúncias de postagens que insultam a imagem da categoria, para que o departamento jurídico tome as devidas providências.
Já foram lavrados vários os boletins de ocorrências, como, por exemplo, contra uma pessoa que ofendeu motorista e cobradores. “Não se pode ofender os trabalhadores por discordar de uma decisão tomada pela direção da empresa, ou seja, os responsáveis pelas mudanças que causaram a insatisfação do cidadão, que também não podem ser insultados pelas redes sociais, existe os canais para reclamação”, trouxe a nota emitida pelo Sindsepa.
A prática conhecida como Cyberbullying pode acarretar processos tanto no campo cível, com dano moral, quanto na área criminal, como injúria, calúnia e difamação. Além disso, desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela continua sendo crime, conforme previsto no Código Penal.