21/07/2020 às 21h37min - Atualizada em 21/07/2020 às 21h37min
ARARAS REGISTRA A 30ª MORTE POR CORONAVÍRUS
De volta à fase vermelha do Plano SP, cidade soma 1.182 casos da doença; 16 novos leitos foram disponibilizados à Santa Casa
- Da redação
Com informações da Secom/PMA, SIMI-SP e G1.
Secom/PMA Nesta terça-feira (21), a Vigilância Epidemiológica de Araras confirmou mais um óbito em decorrência da covid-19. A cidade alcançou a marca de 30 mortes e 1.182 casos da doença.
Entre os positivados, há 24 internados atualmente – 12 deles na UTI e 12 na enfermaria covid, somando dados da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital Unimed. Há ainda outras doze pessoas internadas nos hospitais aguardando resultados de exames para diagnóstico do caso.
Do total de infectados, 783 conseguiram recuperar-se da doença. Isto significa que estão fora do período de transmissão do vírus.
Já o índice de adesão ao distanciamento social na cidade medido na segunda-feira (20) pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) foi de 40%.
Nesta terça-feira, a Prefeitura de Limeira anunciou que irá decretar lockdown (confinamento) por dois finais de semana com o objetivo de conter a epidemia na cidade.
DADOS
Um levantamento foi feito junto ao setor de Vigilância Epidemiológica de Araras identificou que um terço dos pacientes que faleceram em decorrência da covid-19 em Araras não apresentava outros problemas de saúde.
Ao todo, 10 desses pacientes não tinham outras doenças de base, segundo informações que constam nos registros de óbito. Contudo, diabetes e hipertensão são as doenças mais comuns que podem ter agravado o quadro de saúde dos demais pacientes.
Onze deles apresentavam uma dessas comorbidades ou as duas ao mesmo tempo. Obesidade, problemas renais, respiratórios, hepáticos e renais, câncer, mal de Parkinson, tabagismo e etilismo também são outras doenças crônicas identificadas entre os ararenses que morreram em decorrência da covid-19.
LEITOS
Mais 16 leitos equipados com respiradores foram disponibilizados ao Hospital São Luiz, que passam a receber pacientes com covid-19 nesta terça-feira (21). No mês passado 10 leitos semi-intensivos haviam sido viabilizados.
Com essa ampliação, a Santa Casa de Araras passa a disponibilizar 45 leitos para atender casos relacionados à covid-19: 11 UTI, 20 semi-intensivos equipados com respiradores e que também podem se transformar em leitos de UTI, se houver necessidade, e mais 14 de enfermaria – destinados a casos mais leves.