04/06/2021 às 15h41min - Atualizada em 04/06/2021 às 15h41min

Saúde alerta para aumento dos casos de Covid-19 em Araras

SECOM
SECOM
Araras registrou aumento significativo nas confirmações por Covid-19, principalmente na segunda quinzena do mês de maio. O crescimento no número dos casos tem relação direta com o desrespeito às medidas sanitárias, com aumento de registros de aglomerações e uso incorreto e/ou não uso da máscara e álcool em gel.

Em maio, 1099 casos positivos do novo coronavírus (Sars-CoV-2) foram registrados em Araras. Nos 15 primeiros dias do mês, 462 pacientes foram positivados para a Covid-19. Ou seja, a média diária de confirmações foi de 30 novos casos por dia. A partir da segunda quinzena, entre os dias 16 e 31 do mesmo mês, 637 ararenses testaram positivo para a doença, com uma média diária de confirmações de 39 pacientes por dia.

O crescimento no número de pacientes positivados também pode ser observado na procura pelas tendas da Santa Casa de Misericórdia e da Upa 24h. Em maio, 2.596 pessoas passaram pelos dois locais. O número é 25% maior do que o registrado em abril, quando 2.062 pacientes passaram pelas tendas.

Apesar do aumento nas confirmações, os óbitos registrados em decorrência do novo coronavírus registraram diminuição de quase 65% quando comparados ao mês de abril e de 73% em comparação ao mês de março, pior mês da pandemia na cidade. Em maio, 20 mortes foram registradas em Araras por complicações da Covid-19. Em abril, foram 57 e em março, 75.

Durante todos esses meses, a Prefeitura de Araras continua oferecendo suporte aos munícipes, por meio da Umpar (Unidade de Monitoramento de Pacientes de Alto Risco), local voltado para o atendimento de pacientes com alto risco de complicações em decorrência da doença, como portadores de comorbidades e também por meio do TeleCovid, com atendimento através de mensagens de Whatsapp sobre dúvidas sobre a COVID-19 e demais informações a respeito da pandemia no município.

Na Umpar, 540 pacientes foram atendidos nos últimos três meses, sendo que 353 já receberam alta e 118 continuam sendo acompanhados com retorno agendado. Além isso, no período, 4.940 munícipes receberam recomendações e outras informações referentes ao vírus e à pandemia por meio do TeleCovid.

A Santa Casa de Araras é o hospital de referência para atendimento de pacientes com Covid-19, além de casos graves encaminhados pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Unidade de Resgate ou transferidos pela UPA.

Já os pacientes com as demais queixas, como cólica renal, diarreia e outros sintomas considerados inicialmente de baixa complexidade deverão procurar pela UPA 24 horas.
“Sabemos que o cansaço invade toda a população e o desejo de voltar ao normal, ou o novo normal, leva algumas pessoas a desrespeitarem todas as orientações sanitárias, mas a solução não é individual a população precisa se conscientizar. O cumprimento dos protocolos sanitários só será possível se toda a população assumir a responsabilidade e se unir em prol do benefício de todos” ressaltou a enfermeira do Núcleo de Apoio em Educação e Saúde, Erika Kelly Alves de Freitas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.