17/07/2020 às 19h34min - Atualizada em 17/07/2020 às 19h34min
ARARAS VAI FECHAR COMÉRCIO NÃO ESSENCIAL A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA (20)
Aumento de internações nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na DRS 10 Piracicaba fez com que o Governo do Estado regredisse a região para fase vermelha do Plano São Paulo; 26 municípios deverão restringir as suas atividades comerciais
- Da redação
Com informações do G1 e da Secom/PMA.
SECOM/PMA Depois de fazer um alerta na terça-feira (14) sobre o aumento de internações em UTIs por casos de coronavírus na região de Piracicaba (SP), o governo do estado de São Paulo regrediu a região nesta sexta-feira (17) para a fase 1 (vermelha) do Plano São Paulo de retomada gradual da economia.
A medida começará a valer a partir de segunda-feira (20). Desta forma, o comércio classificado como não essencial (lojas de calçados, roupas, móveis e outros) deverão permanecer fechados a partir de segunda-feira (20), permitindo apenas o serviço de delivery (entrega). Apenas os estabelecimentos classificados como essenciais (supermercados, açougues, padarias, postos de combustíveis, oficinas e outros) poderão ficar abertos.
Com a reclassificação, Araras voltou à fase vermelha do Plano São Paulo, com medidas mais restritivas para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2), causador da covid-19.
Outras 25 cidades também voltarão à fase 1. São elas: Águas de São Pedro. Analândia, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Ipeúna, Iracemápolis, Itirapina, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.
PLANO SÃO PAULO
O Plano São Paulo criou cinco fases de reabertura a partir de critérios como a taxa de ocupação de leitos UTI para Covid-19, quantidade de leitos UTI para pacientes com a doença por cada 100 mil habitantes e os números de casos e mortes.
A fase laranja permitia que os municípios reabrissem algumas áreas comerciais consideradas não essenciais, como concessionárias, escritórios e shoppings. Com a mudança, somente deverá funcionar os serviços essenciais.
ARARAS
Até hoje (17), a Vigilância Epidemiológica confirmou 27 mortes por coronavírus (covid-19) em Araras e um total de 1.073 casos na cidade. Na quinta-feira (16), o índice de adesão isolamento o social medido pelo sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) foi de 40%. A taxa é muito abaixo dos 55%, margem estipulada pelo governo do estado.
Veja como será o funcionamento do comércio em Araras:
Comércio essencial (supermercados, açougues, postos de combustíveis, oficinas e outros): horário liberado para todos os dias da semana;
Comércio não essencial (lojas de roupas, calçados, móveis e outros): permitido apenas delivery;
Bares, restaurantes e depósitos de bebidas: continua proibido o consumo no local, sendo permitido somente os serviços delivery (entrega em domicílio) e drive thru (retirada no local).