Wikipedia Na sexta atualização sobre as ações de combate à pandemia da covid-19 no estado, o governador de São Paulo, João Dória, afirmou nesta sexta-feira (10), que a quarentena será prorrogada entre 15 e 30 de julho. Segundo ele, o estado atingiu o tão esperado “platô” em número de mortes, quando há o encerramento de altas exponenciais e a estabilização de novos registros fatais.
A região de Piracicaba (DRS 10), a qual pertence Araras, até então na fase 1 (vermelha) voltou para a segunda fase (laranja) do Plano São Paulo. Desta forma, as cidades deste grupo poderão reabrir o comércio e alguns setores de serviços não essenciais, com restrições.
Em Araras, o comércio essencial (supermercados, açougues, postos de combustíveis, oficinas, dentre outros) está liberado para funcionar todos os dias da semana, a partir desta sexta (10).
O comércio não essencial (lojas de roupas, calçados, móveis e outros) será reaberto neste sábado (11), das 9h às 13h. E de segunda a sexta, das 13h às 17h, mesmo horário anteriormente definido entre Prefeitura e Acia (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araras), e de acordo com o Plano São Paulo do Governo Estadual permite a abertura do comércio não essencial por somente 4 horas diárias, de segunda a sábado.
Bares, restaurantes e depósitos de bebidas continuam proibidos de promover o consumo no local, sendo-lhes permitido os serviços de delivery (entrega em domicílio) e drive thru (retirada no local).
TESTAGEM
A Prefeitura de Araras anunciou a ampliação da testagem para covid-19 e também no número de leitos para receber pacientes que precisam de internação. Foi aberta uma licitação, na modalidade registro de preço, para a aquisição de até 20 mil testes.
Os exames serão realizados em pacientes com sintomas suspeitos da covid-19), que passam por atendimento nas tendas sentinelas e se enquadram nos grupos definidos pelo protocolo da Secretaria.
São eles: profissionais da saúde e segurança, idosos, cardiopatas, obesos, renais crônicos, imunodeprimidos, pessoas com doenças respiratórias, diabéticos, hipertensos, gestantes, crianças menores de dois anos e puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias).
A única exceção de testagem de assintomáticos (que não apresentam sintomas) será para familiares de pacientes internados com covid-19 ou das pessoas que vieram a óbito em decorrência da doença. A testagem tem previsão para ser iniciada nos próximos dias.
LEITOS
A Prefeitura informou ainda que está implantando mais 16 leitos (6 de UTI e 10 semi-intensivos) para pacientes com covid-19 no Hospital São Luiz, por meio de parceria com a Santa Casa de Araras.
Com isso, a unidade passará a disponibilizar 41 leitos para atender pessoas que necessitam de internação por conta da doença: 11 de UTI, 20 semi-intensivos equipados com respiradores e que podem se transformar em leitos de UTI também, se houver necessidade, e mais 10 de enfermaria covid.
EXPLOSÃO
No início da noite desta sexta-feira (10), a Vigilância Epidemiológica confirmou a 23ª por coronavírus (covid-19) em Araras. Em apenas 24 horas foram registrados 56 novos registros, totalizando 777 casos na cidade. As regiões sudeste, leste e norte lideram o número de infectados, com 170, 169 e 166 casos respectivamente. A região sul tem 129 casos, a oeste, 70, e o centro, 45.
Na quinta-feira (9), o índice de adesão isolamento o social medido pelo sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) foi de 41%. A taxa é muito abaixo dos 55%, margem estipulada pelo governo do estado.