07/07/2020 às 20h01min - Atualizada em 07/07/2020 às 20h01min

21 MORTES E 653 CASOS: SAÚDE PÚBLICA IRÁ À JUSTIÇA CONTRA INFECTADO QUE DESCUMPRIR ISOLAMENTO EM ARARAS

Pasta confirmou mais três óbitos pela doença nesta terça-feira (7); medida judicial irá obrigar infectado a permanecer em isolamento durante o tratamento

Com informações da Secom/PMA e do SIMI-SP
SECOM/PMA
A Secretaria Municipal de Saúde de Araras (SMS) confirmou nesta terça-feira (7) mais três mortes em decorrência da covid-19. O número de óbitos relacionados à doença alcançou chegou a 21 no município.
 
Os três pacientes estavam internados e apresentavam outros problemas de saúde. A SMS investiga ainda uma outra morte suspeita e aguarda o resultado do exame para diagnóstico do caso.
 
A cidade registra agora 653 casos confirmados da doença provocada pelo vírus. Entre os ararenses que testaram positivo, há 20 internados atualmente – nove deles na UTI e 11 na enfermaria covid, somando dados da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital Unimed. Há ainda outras 19 pessoas internadas nos hospitais aguardando resultados de exames para diagnóstico do caso - duas delas na UTI.
 
A despeito das discussões acerca das ações do poder público, o distanciamento social, protocolo básico e que cabe a cada cidadão, ainda continua sendo um problema para o município. Na segunda-feira (6), o índice de adesão medido pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) foi de 42%.
 
Cidades da região apresentam resultados um pouco mais satisfatórios, mas ainda longe do ideal. Leme tem figurado entre as vinte melhores ranqueadas do estado de São Paulo e ontem chegou aos 47% de isolamento social. Pirassununga e Mogi Mirim alcançaram 46%.
 
JUSTIÇA
A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que pretende acionar a Justiça quando um cidadão infectado com o vírus da covid-19 não cumprir o isolamento social determinado pelo médico.
 
O objetivo é obter uma determinação judicial obrigando o infectado a permanecer em isolamento em sua residência durante um período de pelo menos 14 dias.
 
Quando o quadro do infectado é grave, a sua internação é imediata.  Contudo, na maioria das vezes em que alguém confirma estar com o vírus, os sintomas são mais leves, o tratamento acontece na própria casa do paciente, em isolamento, impedindo que outras pessoas de seu convívio sejam infectadas.
 
No entanto, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde vem enfrentando dificuldades com pessoas foram positivadas com o vírus covid-19. Os contaminados assinam um compromisso de isolamento, mas muitos não respeitam essa determinação médica e continuam com sua rotina considerada normal, colocando outras pessoas em risco.
 
A Secretaria de Saúde não tem medidas legais para exigir esse isolamento, e nestes casos, a alternativa é buscar amparo na Justiça.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.