03/03/2023 às 20h57min - Atualizada em 03/03/2023 às 09h03min

Santa Casa de Araras: Prefeitura nomeia equipe para acompanhar e participar da administração do hospital

Decreto foi publicado nesta sexta-feira (3); gestão compartilhada é uma tentativa para resolver a crise financeira da instituição

- Da Redação
Com informações da Secom/PMA.
Secom/PMA
Na tarde desta sexta-feira (3), o prefeito Pedrinho Eliseu assinou o Decreto Municipal nº 7.176 que determina a constituição, pela Secretaria da Saúde, de uma equipe multidisciplinar para acompanhar o dia a dia e propor soluções para a Santa Casa de Araras (ISCMA).

Na prática trata-se de uma tomada de contas na maior unidade de saúde e atendimento público da cidade e da microrregião.
 
A equipe contará com profissionais das áreas médica, jurídica e financeira e seu objetivo será compreender os problemas atuais da Santa Casa, buscando caminhos para solucioná-los, inclusive para apresentar aos governos Federal e Estadual, com objetivo de obter mais verbas para o custeio e sustentabilidade econômico-financeira dessas instituições na manutenção dos atendimentos, tendo em vista que a Prefeitura não pode se omitir e a população não pode ser penalizada.
 
“A realidade é que o problema financeiro da Santa Casa existe há muitos anos e eles têm feito o que podem, mas, com o aumento dos preços de tudo, isso não tem mais sido suficiente. Como prefeito, embora a Santa Casa não seja da Prefeitura, não posso me omitir e, em conjunto com eles, vamos agir”, declarou Pedrinho Eliseu.
 
De acordo com a Prefeitura, a instituição estaria de acordo com a ação.
 
Problemas antigos
A entidade passa por uma séria crise financeira há muitos anos. E são muitas as razões para o problema. Administrações conservadoras, soberbas e autoritárias; ausência de uma política de gestão de pessoas humanizada; falta de comunicação, diálogo e transparência com a sociedade;  atendimento local e regional acima da sua capacidade, inclusive em procedimentos de média e alta complexidade. 
 
Todavia, um dos principais gargalos nas contas da instituição é a escassez de recursos, entenda-se a falta de reajuste na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) há pelo menos duas décadas, o que gera sucessivos déficits operacionais.
 
Nos últimos meses a situação dos funcionários da Santa Casa agravou-se em razão do atraso no pagamento do 13º salário, dos créditos referentes à duas cestas básicas e o não pagamento das férias.
 
O outro lado
Procurada pela reportagem de O Independente por e-mail, a direção da Santa Casa não havia retornado até o momento da publicação e atualização desta matéria.
 
Também procurado, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sinsaúde) manifestou-se através de sua diretora-presidente, Tereza Aparecida Mendes. “Os outros hospitais da minha base receberam os mesmos recursos e estão conseguindo administrar. Portanto acho que falta administração. Um grupo de acompanhamento tenho dúvidas se irá resolver. O que pode resolver a situação da Santa Casa Araras seria uma intervenção”, comentou a dirigente.
 
O Decreto Municipal nº 7.176 foi publicado hoje (3) na edição extra do Diário Oficial, nº 2.039, disponível no site https://publicacoesmunicipais.com.br/eatos/araras.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.