06/07/2020 às 18h42min - Atualizada em 06/07/2020 às 18h42min

SOB A JUSTIFICATIVA DA SEMANA DE PAGAMENTO, PREFEITURA ESTENDE HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DE SUPERMERCADOS

Boletim divulgado no início da noite registrou a 18ª morte pela doença e 617 casos confirmados em Araras

- Da redação
Com informações da Secom / PMA
Facebook/PMA
A Prefeitura de Araras publicou nesta segunda-feira (6) o Decreto Municipal nº 6.716, alterando o horário de funcionamento do ramo de alimentação do comércio considerado essencial.
 
Segundo a Administração, a medida ocorre em virtude desta semana ser a de pagamento de salários pelas empresas e também da Prefeitura – amanhã (7) será o quinto dia útil – e evitar aglomerações.
 
O volume de pessoas nos supermercados na cidade nos últimos dias foi muito acima da média. De acordo com o setor, as lojas receberam um fluxo muito acima do normal, aumentando em cerca de 20% o movimento nos estabelecimentos. 
 
Desta forma, supermercados, padarias e afins, que estavam funcionando durante a semana das 7h às 19h, poderão prestar atendimento das 6h até às 20h, de segunda a sábado. No domingo permanecerão fechados.

Os postos de combustíveis, vedado o funcionamento das lojas de conveniência, estão autorizados operar nos mesmos dias até às 19 horas.
 
O decreto também prorrogou a quarentena até o dia 14 de julho.
 
A bem da verdade, os supermercados pressionaram a Prefeitura para que o decreto com vigência de 27 de junho a 12 de julho pudesse ser reconsiderado. Diante da negativa da Administração, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) ingressou na Justiça para que os seus associados pudessem permanecer abertos todos os dias.
 
Na tarde de sexta-feira (3), o juiz titular da 1ª Vara Cível de Araras, Rodrigo Peres Servidone Nagase indeferiu o pedido liminar da entidade.
 
A Prefeitura também anunciou a reabertura do comércio não essencial (lojas de roupas, calçados, etc) na próxima semana. Contudo, depende de uma decisão do Estado de São Paulo sobre a progressão ou não da região da Diretoria Regional de Saúde de Piracicaba (DRS-10) da qual Araras faz parte e atualmente está na Fase Vermelha no Plano São Paulo por conta do aumento no número de infectados e da baixa adesão ao isolamento social.
 
A informação foi divulgada hoje pela manhã, em uma live do prefeito Junior Franco (DEM). A sessão teve um tom de desabafo, do próprio gestor e mais incisivamente do secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Felipe Castro, que deixaram evidente o seu descontentamento com os críticos da atual gestão.

De acordo com Castro, “não é por meio de rede social que se contribui”, rechaçando as reclamações dos cidadãos através delas. No fim de semana, o prefeito publicou um texto em seu perfil pessoal comentando o assunto e utilizou a expressão “politicagem barata”. “É muito fácil criticar quando há apenas interesses exclusivamente políticos na jogada”, escreveu Franco.
 
No início da noite, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Araras divulgou os números nada animadores da pandemia. Segundo o boletim, foi registrada a 18ª morte pela doença e 617 casos confirmados na cidade.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.