26/06/2020 às 20h51min - Atualizada em 26/06/2020 às 20h51min

ARARAS E OUTRAS CIDADES DA REGIÃO SÃO “REBAIXADAS” À FASE 1 DO PLANO SÃO PAULO DE RETOMADA ECONÔMICA

Medida foi anunciada nesta sexta-feira (26) e obriga municípios a fecharem comércios não essenciais. Aumento de infectados foi determinante para a decisão; cidade soma 438 casos de covid-19

- Da redação
Com informações do G 1 e Secom / PMA,
G1/Globo
O que era “apenas” um temor e, segundo alguns, “nada preocupante”, tornou-se realidade. O aumento do número de infectados rendeu à cidade o ingresso na fase 1 (vermelha) do Plano São Paulo. Araras estava na fase 2 (laranja).
 
Além de Araras, Analândia, Conchal, Corumbataí, Itirapina, Leme, Pirassununga, Rio Claro, Santa Cruz da Conceição e Santa Gertrudes, todas vinculadas à Diretoria Regional de Saúde de Piracicaba (DRS 10) foram “rebaixadas”.
 
A medida foi anunciada na 4ª atualização do Plano São Paulo nesta sexta-feira (26) e obriga os municípios a fecharem comércios não essenciais. A mudança passa a valer a partir de segunda-feira (29 de junho) e valerá até o dia 14 de julho.
 
"No interior, como era esperado, nós temos, sim, uma presença e um crescimento muito importante da epidemia que se traduz aqui tanto no número de casos, como de internações e de óbitos, e é por isso que está sendo feito um trabalho muito grande para o controle da pandemia e pra melhoria da capacidade hospitalar", disse a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.


 
Araras, Rio Claro e Santa Gertrudes já haviam se antecipado com a alta de casos e mortes e anunciado fechamento do comércio não essencial. Em Rio Claro, na quinta-feira (25) foram registradas 6 mortes, totalizando 31. A cidade tem 683 casos de Covid-19.
 
As novas regras de horário do comércio em Araras entram em vigor neste sábado (27), conforme Decreto Municipal nº 6.711, publicado na quarta-feira (24). As principais alterações da legislação são o fechamento do comércio varejista e a definição de novos horários para os estabelecimentos considerados essenciais.
 
Ainda nesta sexta-feira um novo boletim foi divulgado pela Vigilância Epidemiológica com os números da covid-19 na cidade. Em um dia, 24 novos casos foram registrados. No total, 438 pessoas foram infectadas pelo vírus e 8 morreram em decorrência da doença. O índice de adesão ao distanciamento social continua muito abaixo do ideal. Na quinta-feira (25), Araras chegou a 42%.
 
 
Passaram da fase 2 para fase 1
 
  • DRS VI - Bauru: Brotas
 
 
Continuam na fase 1
 
  • DRS XIII – Ribeirão Preto: Santa Rita do Passa Quatro – continua na fase 1.
 
 
Continuam na fase 2
 
  • DRS III - Araraquara: Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Descalvado, Dourado, Gavião Peixoto, Ibaté, Matão, Motuca, Nova Europa, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Lúcia, São Carlos e Trabiju.
 
  • DRS XIV - São João da Boa Vista: – Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Itobi, Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.
 
PLANO SÃO PAULO
 
O Plano São Paulo, que chega a sua quarta etapa, foi criado para classificar as regiões em fases por cor, de acordo com os critérios definidos pela secretaria estadual da Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus. Entenda:

  • Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais
  • Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições
  • Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores
  • Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3
  • Fase 5, azul: "normal controlado" - todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.
A cada 7 dias, as regiões serão reavaliadas. Depois, a cada 15 dias a região poderá se mover para fases menos restritivas. As fases poderão regredir conforme os indicadores sofram alterações. Veja quais são os critérios:
  • Cidades que tiverem disponibilidade de leitos de UTI na rede pública e privada;
  • Redução no número de casos da doença;
  • Com manutenção do distanciamento social nos ambientes públicos;
  • Uso obrigatório de máscaras.
Esses indicadores são avaliados junto com dados de mortes, casos e internações por Covid-19 para determinar a fase em que se encontra cada região.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »

Você é favorável à reabertura do comércio em Araras?

31.7%
66.8%
1.5%
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.