23/06/2020 às 20h20min - Atualizada em 23/06/2020 às 20h20min

PREFEITURA FECHA COMÉRCIO VAREJISTA E ADOTA NOVOS HORÁRIOS PARA O COMÉRCIO ESSENCIAL EM ARARAS

Cidade registrou até agora 341 casos e 8 mortes por coronavírus (covid-19); índice de adesão ao isolamento social é de 42%, o que deixa a cidade muito perto da Fase 1 (vermelha) do Plano SP

- Da redação
Com informações da Secom / PMA
SIMI-SP
O prefeito Junior Franco (DEM) anunciou na noite desta terça-feira (23) novas medidas restritivas de combate ao novo coronavírus (covid-19).
 
O comércio varejista será fechado a partir do próximo sábado (27), e os estabelecimentos considerados essenciais terão horários restritos de atendimento ao público, com exceção de farmácias e drogarias.
 
O anúncio oficial ocorreu durante Live no Facebook da Prefeitura, com a participação do prefeito Junior Franco, do vice Carleto Denardi e do diretor técnico da Santa Casa, o médico Helder Camargo Preto Junior. O secretário municipal de Saúde, Itacil Luiz Zurita Filho, não participou da Live por estar em isolamento domiciliar, após ter sido contaminado pelo vírus da covid-19.
 
Durante seu pronunciamento, o prefeito ressaltou que precisou tomar medidas mais drásticas para combater a propagação do vírus da covid-19 na cidade, pois os números de casos aumentaram nas últimas semanas. Nas últimas 24 horas, Araras registrou 4 novas mortes, totalizando 8 óbitos pela covid-19 na cidade.
 
Segundo o prefeito, os motivos pelo aumento do número de casos não estão relacionados exclusivamente à volta do funcionamento do comércio nas últimas semanas, e sim por vários fatores, como festas particulares e aglomerações de pessoas nas ruas e espaços públicos desnecessariamente. Por este motivo, a Prefeitura anunciou essas novas medidas e já adiantou que vai intensificar a fiscalização na cidade.
 
Um Decreto Municipal será publicado nesta quarta-feira (24), detalhando as novas medidas restritivas.
 
Araras registrou até agora 341 casos e 8 mortes por coronavírus (covid-19), além das 8 mortes. O índice de adesão ao isolamento social medido pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) no município na segunda-feira (22) foi de 42%, o que mantém a cidade na parte de baixo da tabela e muito perto da Fase 1 (vermelha) do Plano São Paulo.
 

Veja as principais pontos do decreto:
 
Comércio varejista não essencial:
• Fechado a partir do próximo sábado, dia 27, até dia 12 de julho.
• Não será permitido abrir meia porta do estabelecimento para drive thru. Permitido somente serviço de delivery (entrega em domicílio).
 
Ramo alimentício:
• Continua proibido o atendimento ao público no estabelecimento, mas está permitido o serviço de entrega em domicílio (delivery) e busca no local (drive trhu), como acontece atualmente.
• Neste sistema de drive trhu não será permitido aglomeração de pessoas nas calçadas. Cada estabelecimento terá que se adaptar para atender os clientes nos veículos para retirada do produto.
 
Novo horário de atendimento do comércio essencial, de 27 de junho a 12 de julho:
(supermercados, padarias, postos de combustíveis, oficinas mecânicas, etc)
Segunda a Sexta: Das 8h às 18h
Sábado: Das 8h às 13h
Domingo: Fechado
A única exceção são as farmácias e drogarias, que poderão funcionar normalmente em qualquer horário.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »

Você é favorável à reabertura do comércio em Araras?

32.4%
66.2%
1.4%
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.