18/06/2020 às 00h39min - Atualizada em 18/06/2020 às 00h39min

CONHEÇA A DIFERENÇA ENTRE OS SINTOMAS DA COVID-19 E DA DENGUE

Febre, dor no corpo e cansaço são alguns sinais em comum das doenças; apesar de parecidos, é necessário que o paciente procure atendimento médico para o diagnóstico correto

- Da redação
Com informações da Secom / PMA
Secom / PMA

Ao mesmo tempo em que o mundo volta os esforços à contenção da pandemia da covid-19, a transmissão da dengue também é preocupante e continua aumentando. Até a noite de quarta-feira (17), Araras havia registrado 231 casos de covid-19, com quatro mortes pela doença. Já a dengue superou o número de casos de 2019 e ultrapassou a marca de 800 infectados.
 
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as duas doenças apresentam sintomas parecidos, entre eles, febre, dor no corpo e cansaço, o que causa dúvidas na população e exige investigação específica para diagnóstico.
 

COVID-19

Os sintomas mais comuns da covid-19 são febre, tosse seca e cansaço. Os mais graves envolvem dificuldades para respirar, falta de ar, dor ou pressão no peito, perda de fala ou movimento. Em média, os sintomas aparecem cinco ou seis após o paciente ser infectado pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), mas isso pode levar até 14 dias, dependendo do organismo da pessoa. A infecção também pode ser assintomática, ou seja, o paciente pode estar contaminado pelo vírus e não apresentar sintomas.
 

DENGUE

Já os sintomas da dengue envolvem febre alta de início imediato, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas avermelhadas pelo corpo. A dengue também pode ser assintomática, leve ou grave, dependendo da imunidade da pessoa, e pode até ocasionar a morte do paciente. 
 
"É importante que o cidadão consulte um profissional de saúde antes de tentar qualquer tratamento e, principalmente, não se automedique. Os profissionais da saúde irão ajudá-lo nesse processo de identificação e tratamento da doença", explica Rodrigo Klein, médico da Vigilância Epidemiológica.
 
As unidades da rede municipal de saúde estão preparadas para atender pacientes com suspeita de dengue e realizar os exames específicos. Indivíduos que apresentarem problemas respiratórios e febre devem procurar atendimento nas tendas sentinelas montadas na área externa do Hospital São Luiz e também na UPA 24h.
 
Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 3543-1522.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »

Você é favorável à reabertura do comércio em Araras?

32.3%
65.9%
1.8%
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.