04/06/2020 às 20h50min - Atualizada em 04/06/2020 às 20h50min

INTOLERÂNCIA: DEFENSORIA PÚBLICA PEDE AFASTAMENTO DO PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO PALMARES

Promotores de Justiça afirmam que manifestações de Sérgio ofendem a lembrança, a ancestralidade e as tradições da população negra

- Da Redação
Alan Magno / O Povo
O Povo
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu na noite de quarta-feira, 2, o pedido de tutela provisória de urgência protocolado pela Defensoria Pública da União (DPU) que busca a suspensão de Sérgio Camargo do cargo de presidente da Fundação Palmares.
 
O pedido solicita que as determinações da liminar protocolada pela Justiça Federal do Ceará em dezembro de 2019 voltem a entrar em vigor. A ação busca pedir que o mandato de Sérgio seja suspenso antes do fim do processo, que já tramita no tribunal contra ele e foi aberto no fim do ano passado. E
 
Esse antigo processo será votado em plenário pelos outros magistrados, sem data definida ainda. A fim de esclarecimentos, no processo prévio, as acusações de racismo e xenofobia contra Sérgio foram consideradas “excessos em manifestações em redes sociais”.
 
No novo processo, porém, argumenta-se que antes os indícios considerados “de menor risco”, transformaram-se em danos concretos e um “evidente desrespeito ao ordenamento jurídico”.
 
Dentre as ações recentes consideradas inaceitáveis pela DPU está a série de textos publicada na página da fundação, em 13 de maio, questionando Zumbi dos Palmares e o movimento negro.
 
Para os promotores de justiça que pedem suspensão do mandato de Sérgio, as publicações “ofendem a lembrança, a ancestralidade e as tradições da população negra". As postagens foram apagadas após decisão da 9ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal.
 
No dia 2 de junho, outro escândalo envolvendo Sérgio e declarações racistas veio à tona. O jornal Estadão obteve a gravação de uma reunião com servidores da Fundação Cultural Palmares, na qual Sérgio afirmou que o movimento negro é uma "escória maldita".
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »

Você é favorável à reabertura do comércio em Araras?

32.3%
65.9%
1.8%
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.