Assessoria de Imprensa da Varitus Brasil Todos os dias, há anos, pontualmente às 6h, nem um minuto antes e muito menos um minuto depois, André Luis Lopes, um jovem de 29 anos, e seu pai, o empresário Adão Lopes, saem para fazer uma caminhada juntos.
Não mais do que uma hora. Porém é um tempo sagrado para exercitarem o corpo e, principalmente, a alma, conversando, trocando ideias e cultivando laços entre pai e filho.
Até aí, parece ser uma atividade comum entre pais e filhos que têm bom relacionamento e se preocupam com a saúde física e mental. Entretanto, as caminhadas de André e Adão foram muito, muito além dos poucos quilômetros que eles percorrem nas cidade de Araras e Leme, interior de São Paulo.
Essas horas e percursos juntos resultaram em longas conversas e trocas de ideias, visões de mundo, aprendizados, momentos de emoção, de descoberta, até mesmo de algum conflito, e resultaram num livro sobre a vida, numa dimensão e contextos bastante inspiradores.
André nasceu prematuro e lutou pela vida desde seus primeiros instantes de existência. Ele é portador da Síndrome de Asperger, que integra o chamado TEA (Transtorno de Espectro do Autismo), cujas características são, por exemplo, dificuldade para comunicação e para interações sociais, alterações comportamentais, como apego excessivo a rotinas, ações repetitivas, interesse intenso em coisas específicas, dificuldades de imaginação, entre outras.
Todas essas dificuldades não impediram o jovem de buscar sempre uma vida plena e feliz, dentro de sua condição, enfrentando, entretanto, os obstáculos inerentes a uma sociedade que por muitos e muitos anos ou ignorou, ou negligenciou os direitos e o potencial das pessoas especiais.
A luta pelo desenvolvimento e conquista do máximo de autonomia para o filho, bem como a busca por uma educação inclusiva e pela construção de sua autoconfiança, fizeram com que o pai e o próprio jovem desenvolvessem uma relação muito próxima e cheia de cumplicidade, apesar dos problemas.
Contrariando expectativas pessimistas e preconceitos, André cresceu, concluiu os ensinos infantil, fundamental e médio. Aprendeu os auto cuidados básicos e seguiu avançando.
Conviver em casa, cuidar de si próprio e do lugar onde vive, aprender a se alimentar corretamente, a se vestir, desenvolver o aprendizado escolar, aprender a execução de tarefas que para muitos podem ser corriqueiras - tudo sempre exigiu de André um imenso esforço de adaptação e integração – sempre apoiado pelo pai, por alguns outros familiares e, em certos momentos, por profissionais qualificados, que também fizeram a diferença.
Foi assim que toda essa jornada acabou transformada no livro
Além dos Limites – Passos de uma caminhada eficiente (212 páginas, publicação independente) que pai e filho vão lançar no próximo dia 20 de agosto.
O livro que tem organização, produção editorial e prefácio do escritor, palestrante e Life Coaching Walter Quintana, narra a visão de mundo de André, transmitida e traduzida pelo pai, sobre conceitos essenciais para a compreensão e o exercício de uma vida plena, tais como: bondade, generosidade, amor, humildade, paz, perseverança, privilégio, responsabilidade e salvação.
Nesse capítulo do livro, André lembra com o pai de um episódio marcante, quando ele, ainda menino, resgatou uma gatinha faminta, ferida e doente, mesmo sob protesto dos avós.
Certo dia, Adão perguntou ao filho qual era a diferença daquele ato de salvamento e da salvação que Deus propicia às pessoas. A resposta simples e direta do jovem dá uma ideia de como ele encara esse e outros conceitos. “Não tem diferença pai. Ele vai nos encontrar com fome, doentes e machucados. E, depois, vai cuidar de nós.”
O livro pode ser adquirido através do site
www.aspergereficiente.com.br, pelo instagram @aspergereficiente ou no Facebook
https://www.facebook.com/aspergereficiente.andreluislopes.