27/05/2020 às 20h03min - Atualizada em 27/05/2020 às 20h03min

DÓRIA PRORROGA QUARENTENA ATÉ O DIA 15 DE JUNHO E ANUNCIA PLANO SÃO PAULO DE “RETOMADA CONSCIENTE”

Flexiblização contemplará cidades com redução de casos e índice de isolamento social mínimo de 55%; No mesmo dia do anúncio do governador, Araras registrou 97 casos confirmados da doença na cidade e taxa de 41%

- Da redação
Governo do Estado de São Paulo, G1, Poder 360 e IstoÉ
SIMI-SP
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (27) a prorrogação da quarentena no Estado. Contudo, haverá flexibilização da medida em algumas regiões a partir de 1º de junho para a retomada da atividade econômica.
 
O Plano São Paulo, a proposta prevê cinco etapas. As regiões serão classificadas em fases por cor, de acordo com os critérios definidos pela secretaria estadual da Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus.
 
De acordo com o governador, a retomada irá acontecer nos municípios  que tiverem redução consistente no número de casos, nas que tiverem disponibilidade de leitos nos hospitais públicos e privados, e nas que obedecerem o distanciamento social. O uso de máscaras continuará sendo obrigatório.
 
Clique aqui para visualizar e baixar o Plano São Paulo.
 
A cor de cada região do mapa é determinada por uma série de critérios, entre eles taxa de ocupação de UTIs e total de leitos a cada 100 mil habitantes.
 
Esses indicadores são avaliados junto com dados de mortes, casos e internações por Covid-19 para determinar a fase em que se encontra cada região.
 
A cada 7 dias será reavaliado. Depois, a cada 15 dias a região poderá se mover para fases menos restritivas. As fases poderão regredir conforme os indicadores sofram alterações.
  • Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais
  • Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições
  • Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores
  • Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3
  • Fase 5, azul: "normal controlado" - todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.

Araras pertertence ao Departamento Regional de Saúde de Piracicaba (DRS 10) e está inserida na Fase 2 (cor laranja). Na sexta-feira (22), a Prefeitura  apresentou o Plano de Retomada Econômica para a cidade. Sua implantação dependia do encerramento ou não da quarentena decretada pelo Governo do Estado de São Paulo. 
 
O plano local foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e previa a volta gradual de alguns segmentos do comércio que atualmente não fazem parte dos classificados como essenciais nesta quarentena. Na proposta também estavam previstas restrições de higiene e ações específicas para evitar aglomerações nos estabelecimentos.
 
Ainda nesta quarta-feira (27), a Vigilância Epidemiológica de Araras divulgou boletim confirmando 97 casos da doença na cidade. O Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo registrou que na terça-feira (26), a taxa de adesão ao isolamento em Araras caiu para 41%.
 
O estado de São Paulo chegou a 6.423 mortes causadas pela covid-19, segundo boletim da Secretaria de Estado de Saúde divulgado nesta terça-feira (26).
 
Foram confirmadas 203 mortes em 24 horas.
 
Existem 86.017 pessoas diagnosticadas com a doença no estado. Dos 645 municípios paulistas, 511 têm pelo menos um caso confirmado e 244 ao menos um óbito causado pela doença.
 
Os pacientes hospitalizados chegaram a 12,2 mil internados nesta terça. Desses, 4.779 estão na UTI e 7.506 em leitos de enfermaria. 17.589 altas de pacientes que tiveram confirmação da doença já tiveram alta dos hospitais de São Paulo.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »

Você é favorável à reabertura do comércio em Araras?

32.3%
65.9%
1.8%
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.