13/05/2020 às 22h13min - Atualizada em 13/05/2020 às 22h13min

SAÚDE DE ARARAS EM ALERTA: CASOS DE CORONAVÍRUS E DENGUE AUMENTAM DIARIAMENTE

Cidade aponta até agora 56 confirmações de covid-19 e 704 de dengue; Todas as regiões registraram casos das doenças

- Da redação
Com informações da Secom/PMA
CORONAVÍRUS
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, responsável pela notificação e monitoramento dos casos de coronavírus (covid-a9) divulgou que as confirmações da doença envolvem moradores de todas as regiões da cidade.
 
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (13), Araras registrava 56 casos positivos da doença, ocasionada pelo vírus Sars-CoV-2 (novo coronavírus), que tem transmissão comunitária na cidade – ou seja, não é possível determinar como aconteceu o contágio.
 
Entre esses pacientes, 28 já se recuperaram e estão liberados para retomar as atividades normais, dois permaneciam internados, 24 continuam em isolamento domiciliar por ainda estarem em período de transmissão do vírus e dois faleceram em decorrêncida da doença.
 
Até o momento, a cidade registra 283 notificações da doença – esses dados envolvem casos suspeitos em investigação, confirmados e também descartados. Além dos 56- pacientes que testaram positivo, há outros 217 já foram negativados após análises laboratoriais e dois casos aguardavam resultado de exames para diagnóstico.
 
 DENGUE
Araras chegou aos 704 casos positivos de dengue este ano. O número já ultrapassou o total contabilizado em 2019, quando foram registrados 653 casos. Em ambos os anos, a cidade viveu uma epidemia da doença, causada pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também do zika vírus, chikungunya e febre amarela,
 
A epidemia é declarada quando o número de casos positivos alcança a marca de 300 para cada 100 mil habitantes. O índice técnico aplicado para apuração da doença nos municípios é 0,003 multiplicado pelo número de habitantes.

De acordo com o levantamento do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2018, a população em Araras foi calculada em 132.943. Desta forma, a “conta” a ser feita e compreendida é a multiplicação do número de habitantes (132.943) pelo índice (0,003). O resultado será 398. Isso significa que ao atingir este número, o município já estaria em situação epidêmica.
 
De acordo com balanço do Setor de Controles de Endemias, entre os casos positivos deste ano, 693 são autóctones (contraídos no município) e 11 importados. Desde o início de 2020, há também 261 casos que já foram negativados. Até esta quarta-feira (13), 55 pacientes aguardavam resultado de exames para diagnóstico.
 
A Prefeitura de Araras passa a divulgar semanalmente um mapa com os casos de dengue por região. As informações serão atualizadas às sextas-feiras e disponibilizadas na fanpage – facebook.com/PrefeituraAraras - e também no instagram - @prefeituraararasoficial.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »

Você é favorável à reabertura do comércio em Araras?

31.7%
66.8%
1.5%
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.