16/03/2020 às 11h42min - Atualizada em 16/03/2020 às 11h42min

ESCRITORES ARARENSES LANÇAM LIVROS SOBRE ALZHEIMER E MÚSICA COMO ESTÍMULO A MEMÓRIA

“Minha Bisa Tem Alzheimer” conta a história de um menino com autismo e a bisavó, e “A Música Como Estímulo de Memória de Idosos” reúne dados de um estudo psicossocial

- Da redação
Com informações dos autores
O poder do amor criou uma relação de afeto, ajuda e diversão entre um menino com autismo e a bisavó dele, com Alzheimer.
 
Théo, de 4 anos, chama a bisa – dona Francisquinha Alves, de 85 anos – de Babah. Os dois convivem de forma inspiradora no Rio de Janeiro, onde moram. Apesar da grande diferença e idade e das condições de cada um, eles se ajudam e brincam diariamente.
 
“Quando a bisa está muito agitada, Théo coloca música pra ela ouvir no Youtube. Eles montam peça de lego. Desenham, pintam, cantam cantigas de roda”, conta o diretor de teatro Eric Francatto, autor do livro “Minha Bisa Tem Alzheimer”.
 
O livro conta a história e a boa convivência entre os dois, a partir da perspectiva de Théo. “É um projeto de livro infantil que fala sobre o Alzheimer. Todo dia a Cláudia Alves, filha da bisa (avó do Théo) faz vídeos contando o dia a dia da família. Todos moram juntos”, explica Eric.
 
Segundo o autor, a ideia do livro é inspirar. “É vital expor para as crianças o convívio com a avó ou bisavó que tenha Alzheimer, principalmente na visão de um menino com autismo”, afirma.
 
“Minha Bisa Tem Alzheimer’ já está disponível e pode ser comprado pelo Catarse. A família já conseguiu 90% da meta de 10 mil reais.
 
Já o escritor e psicólogo Joel Fernando Borella reuniu dados de um estudo e publicou o livro “A Música Como Estímulo de Memória de Idosos: Um Estudo Psicossocial”.
 
Por meio da música, a obra analisa como os idosos, na faixa de 60 a 75 anos, narram as vivências que perpassam suas relações familiares, as questões de gênero e políticas.
 
“O leitor é levado pelas músicas que intitulam os capítulos e as partes do livro, a mergulhar nas memórias e ir além dos olhares cristalizados sobre a velhice”, comentou o autor.
 
O livro aborda a construção social da velhice, a memória e o processo de silenciamento social, a música como liberdade de expressão e apresenta dados sobre a metodologia utilizada, além de análises e discussões.
 
“A Música Como Estímulo de Memória de Idosos: Um Estudo Psicossocial” pode ser adquirido através do site da Paco Editora ou pelo Instagram @joel_borella.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.