28/02/2020 às 18h54min - Atualizada em 28/02/2020 às 18h54min

PREFEITURA APRESENTA PROJETO PARA RESOLVER PROBLEMA NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA ZONA LESTE

O objetivo é reforçar o abastecimento de água para todos os bairros da região; Projeto do Sabaz ainda contempla a construção de mais um reservatório de 1 milhão de litros na região

- Da redação
Com informações da Secom/PMA
Prefeitura de Princesa (SC)
O Saema (Serviço de Água de Esgoto do Município de Araras) vai iniciar as obras do Sabaz Leste (Sistema de Abastecimento da Zona Leste) a partir de segunda-feira (2).
 
O Sabaz Leste é um projeto desenvolvido pelas equipes técnicas do própria autaqruia e consiste em instalar uma tubulação de 630 mm por 7,6 km, direto da Estação de Tratamento de Água, no Jardim Cândida, até a Estação Elevatória do José Ometto, em frente ao Estádio Hermínio Ometto.
 
O objetivo é reforçar o abastecimento de água para todos os bairros da região leste. Com uma rede exclusiva, essa Estação Elevatória terá água suficiente para abastecer os demais reservatórios de distribuição da zona leste, sendo dois localizados no Jardim Myrian e um no Residencial Portal do Sol.
 
O projeto do Sabaz ainda contempla a construção de mais um reservatório de 1 milhão de litros na região, no mesmo local onde já existem esses dois do Jardim Myrian.
 
Os serviços desta primeira etapa serão executados em um trecho de 2,2 km, entre o início da Avenida Milton Severino e o cruzamento das avenidas Orpheu Manenti e Avenida Carola (igreja do Loreto).
 
Atualmente, a ‘rede mestre’ que distribui água tratada para vários bairros da cidade, saindo da Estação de Tratamento, do Jardim Cândida, não é suficiente para levar a quantidade de água necessária para a região leste.
 
Na prática, a rede acaba abastecendo os reservatórios de outros bairros, antes de a água chegar na Estação Elevatória do José Ometto. A região é a que mais cresceu na cidade nas últimas décadas, mas faltou investimento de infraestrutura para oferecer esse serviço básico de água. Este projeto vai resolver o problema de falta d’água em alguns bairros.
 
A escolha por começar a obra do Sabaz Leste no trecho da Avenida Milton Severino é em virtude da programação da Prefeitura em fazer seu recapeamento, que deve ocorrer nos próximos meses.
 
Essa tubulação subterrânea vai passar pelos seguintes trechos: ruas do Jardim Cândida até a ponte da Unar; travessia sobre o Ribeirão das Araras; Marginal, da Unar até a confluência dos dois ribeirões; travessia sobre o Ribeirão das Araras; Avenida Milton Severino; Avenida Orpheu Manenti até a igreja do Loreto; Avenida Carola até a Avenida Augusta Viola da Costa; e Avenida Augusta Viola da Costa até a Estação Elevatória, em frente ao Estádio Hermínio Ometto, perfazendo aproximadamente 8 quilômetros de rede.
 
Estimado inicialmente em R$ 16 milhões, o investimento do Sabaz Leste será menor em razão do Saema ter encontrado alternativas e parceiros da iniciativa privada, além da utilização de mão-de-obra própria da autarquia na instalação dos tubos. Algumas contratações ainda estão em fase de licitação. A previsão é que os serviços estejam concluídos até o final de 2020.
 
ETAPAS
• Instalação de tubos no trecho entre a ETA e a ponte da Unar
• Instalação de tubos no trecho da Marginal (entre Unar e junção dos ribeirões)
• Instalação de tubos no trecho da Avenida Milton Severino (até a igreja do Loreto)
• Instalação de tubos no trecho Av Carola, Av Augusta Viola da Costa e Estação Elevatória
• Construção da 1ª travessia sobre o Ribeirão das Araras (ponte da Unar)
• Construção da 2ª travessia sobre o Ribeirão das Araras (ponte na junção dos ribeirões)
• Construção de um novo reservatório de água no Jardim Myrian
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Cadastre-se para receber as notícias pelo Whatsapp
Fale com O Independente
Obrigado pelo contato. Retornaremos em breve.