19/01/2020 às 10h16min - Atualizada em 19/01/2020 às 10h16min

PROJETO DE ARARENSE É SELECIONADO PARA REPRESENTAR O BRASIL EM EVENTO SOBRE ECONOMIA COM O PAPA FRANCISCO

O professor e pesquisador Júnior Fabri é um dos 2000 jovens de 120 países que irão participar do "The Economy of Francesco", encontro cujo objetivo é compartilhar e debater experiências sobre economia solidária, transformação social e a criação de um novo modelo econômico

- Da redação
The Economy of Francesco
Arquivo pessoal.
Apesar do esforço gigantesco do governo brasileiro em desmontar a ciência e tecnologia no país, ainda é possível renovar a esperança em melhores dias. E um ararense é prova disso.
 
O professor e pesquisador Júnior Fabri é um dos 2000 jovens de 120 países, que irão participar do encontro “The Economy of Francesco”, evento criado pelo Papa Francisco e organizado pelo grupo Memória de São José Operário, do Vaticano.
 
O evento acontece nos dias 26, 27 e 28 de março de 2020, na cidade de Assis, na Itália e o seu objetivo é compartilhar e debater experiências sobre economia solidária, transformação social e a criação de um novo modelo econômico. Nomes como os prêmios Nobel da Paz Amartya Sen e Muhammad Yunus, a ativista ambiental Vandana Shiva e o sociólogo e escritor Carlos Petrini estarão entre os palestrantes do encontro.
 
Na carta do chamado para o evento, publicada em 1º de maio de 2019, o Papa Francisco afirma que o título deste evento — “Economy of Francesco” — refere-se claramente ao Santo de Assis e ao Evangelho que ele viveu em total coerência, inclusive nos planos económico e social.
 
“Ele oferece-nos um ideal e, de certa maneira, um programa. Para mim, que escolhi o seu nome, é contínua fonte de inspiração. Juntamente convosco, e através de vós, apelarei a alguns dos melhores estudiosos e estudiosas da ciência da economia, assim como a empresários e empresárias que hoje já se encontram engajados a nível mundial, em prol de uma economia coerente com este cenário ideal. Estou confiante de que eles hão de responder. E confio sobretudo em vós, jovens, que sois capazes de sonhar e estais prontos para construir, com a ajuda de Deus, um mundo mais justo e melhor”, escreveu o pontífice.
 
Fabri vai apresentar o projeto de “Construção de Painéis Fotovoltaicos”, realizado com moderadores de área de assentamentos rurais e urbanos no Estado de São Paulo. De acordo com o pesquisador, nesses projetos foi desenvolvida uma metodologia que utilizou os conceitos da Educação Não Formal para capacitar os moradores de comunidades sem acesso à energia elétrica.
 
Assim foi possível a transferência de conhecimento e tecnologia para grupos totalmente heterogêneos, desde jovens de 14 anos alfabetizados até idosos não alfabetizados. “Este projeto levou esperança, dignidade e condições técnicas para que as comunidades pudessem se tornar autossustentáveis na geração de sua própria energia elétrica”, comentou o pesquisador.
 
Doutorando em Engenharia Elétrica e de Computação, Mestre em Tecnologia e Inovação, Especialista em Economia Solidária e Tecnologia Social e em Tecnologias de Redes de Computadores, e graduado em Administração de Redes de Computadores, Júnior Fabri afirma que conseguiu chegar até aqui, claro, graças a seu esforço pessoal, mas sobretudo às políticas públicas voltadas para a Educação.
 
“Nasci na periferia e numa família humilde. Meus pais trabalharam muito para criar os filhos. Tudo é muito mais difícil para quem é pobre. Quem nasce e vive na periferia tem duas alternativas: se entrega à marginalidade ou luta para mudar a sua realidade. Eu escolhi a segunda opção. Fui aluno bolsista e não estaria vivendo este momento se não tivesse sido beneficiado pelos programas públicos educativos das últimas décadas”, afirmou Fabri.
 
Para viabilizar a participação do pesquisador no “The Economy of Francesco”, foi criada uma ferramenta de financiamento coletivo na internet visando a arrecadação de recursos financeiros para o pagamento da inscrição do evento, passagens aéreas, seguro-viagem, translado para a cidade de Assis, alojamento e alimentação, estimadas em 2.232,21 € (euros) ou R$ 11.049,44 (reais). O link para contribuir é este: http://vaka.me/865943
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Cadastre-se para receber as notícias pelo Whatsapp
Fale com O Independente
Obrigado pelo contato. Retornaremos em breve.