05/01/2023 às 23h03min - Atualizada em 05/01/2023 às 23h03min
Crime ambiental: Secretaria de Meio Ambiente e Saema apuram denúncia de descarte irregular de chorume
CETESB constatou extravasamento de tanque de efluentes líquidos de empresa que já havia sido apontada pela mesma prática em outras ocasiões
Com informações da Secom/PMA
Secom/PMA. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e o Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) tomaram conhecimento na noite desta quarta-feira (04), do descarte irregular de efluente, provavelmente chorume (líquido escuro resultado da decomposição e putrefação de matéria orgânica), em área rural próxima à região leste da cidade.
Em um vídeo que circula na internet, é possível ver o líquido preto e com mau cheiro fluindo às margens de uma estrada rural. O local é próximo a uma empresa que já foi denunciada outras vezes pela mesma prática.
De acordo com o presidente do Saema, José Carlos Martini Júnior, “assim que recebemos a denúncia, encaminhamos aos órgãos ambientais competentes, a quem cabe tomar as providências legais. O Saema vai acompanhar todo o processo e vai cobrar o que será feito por estes órgãos”.
O secretário de Meio Ambiente, Rodolfo Bergamin, também informou que vai seguir acompanhando o caso. “Nós estamos atentos. O material foi descartado e acabou indo diretamente para o rio Mogi Guaçu. Vamos acompanhar de perto a apuração desta clara violação das leis ambientais”.
Por e-mail, a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) informou ao Saema na tarde desta quinta-feira que “a denúncia foi atendida na manhã de 05/01/2023, por Agentes Credenciados desta CETESB – Agência Ambiental de Mogi Guaçu, que estiveram no local e constataram que houve o extravasamento de tanque de efluentes líquidos da empresa Ciafértil, em consequência o empreendimento sofrerá as sanções legais cabíveis”.