25/11/2022 às 23h00min - Atualizada em 25/11/2022 às 23h00min

iTeatro No Mundo da Lua apresenta três espetáculos em Araras

Premiada companhia celebra 30 anos de sua trajetória com apresentações

Divulgação
Divulgação
A companhia iTeatro No Mundo da Lua apresenta três peças de seu repertório em Araras - para público de todas as idades - nos dias 26 e 27 de novembro (sábado e domingo) no Teatro de Arena do Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita e no CEU - Centro Olavo Paganotti. Como ingresso, a companhia convida o público a realizar doações de livros que serão destinados a bibliotecas comunitárias do estado de São Paulo. Ao doar um exemplar, o público recebe em troca um marcador de página livro personalizado com a arte do projeto que é realizado por meio do Prêmio por Histórico de Realização em Teatro da Secretaria de Estado da Cultura, em reconhecimento aos 30 anos de trajetória artística da companhia
 
Programação
 
A mostra de espetáculos da iTeatro começa com a peça “Cada Um é Um”, que será apresentada no dia 26/11 (sábado) às 16h no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita. Criada em 2011 para falar sobre diversidade e respeito às diferenças, a peça propõe um espaço imaginário destacado do cotidiano, de onde saem histórias, brincadeiras, músicas, bonecos e desafios. De lá, sempre aparece uma novidade, os atores da trupe (Renata Mucci, Rudah Silva e Valdo Matos) confrontam-se com o estranhamento e o mistério: um ser esquisito que fala e se mexe; uma bola mágica que aparece e desaparece sozinha.  A cenografia e figurinos são de Amarilis e Claudia Arruda.  A trilha sonora é de Rudah Silva e Valdo Matos. Iluminação: Maira Prates. Cenários e adereços feitos pelo Grupo Garrucha.
 
No domingo, 27/11, às 11h a companhia apresenta sua peça mais recente: “A Árvore e a Aranha” (produção de 2021) no CEU - Centro Olavo Paganotti. O espetáculo é uma adaptação da obra de Rubem Alves que fala sobre os efeitos da fantasia e aborda a temática do afeto, do respeito às diferenças e da empatia.  No espetáculo, Valdo Matos utiliza o teatro de animação, música e contação de histórias para estimular a imaginação do público desenhando na narração um espaço onírico de onde saem pássaros, borboletas e outros bichos confeccionados a partir da ressignificação de objetos e da reutilização de materiais.  Esta produção celebra os mais de 40 anos de carreira do artista, que  interpreta a história acompanhado de instrumentos musicais como a sanfona e a rabeca. O espetáculo tem direção do próprio Valdo Matos e co-direção de Luiz Peres. A iluminação é de Maíra Prates e Rodrigo Nasser foi responsável pela assessoria musical. A concepção de cenários e bonecos é de Roberta Santana e os figurinos foram criados e confeccionados por Amarilis Arruda.
 
No mesmo local, às 16h, o grupo apresenta a peça “O Grande Mágico”. O espetáculo remonta um dos primeiros trabalhos de Valdo Matos - uma mescla de palhaçaria com artes mágicas e celebra a história de amor do ator e palhaço com os palcos desde 1979. No palco, um microfone e uma grande mala dão suporte aos efeitos de ilusionismo revelando o palhaço Orvalho (Valdo Matos), mágico atrapalhado e gracioso. A peça tem co-direção de Luiz Peres, trilha original de Arturo Cussen, iluminação de Maíra Prates e cenários e adereços confeccionados pela iTeatro No Mundo da Lua.
 
Sobre a companhia
 
Fundada em 1992 pelos atores Valdo Matos e Renata Mucci, iTeatroa No Mundo da Lua dedica-se à pesquisa, produção e apresentação de espetáculos teatrais resultados da investigação sobre a inter-relação de linguagens do clown/palhaço, do teatro de animação/bonecos e das máscaras. As peças “O Grande Mágico”, “Cada Um” é “Um e A Árvore e a Aranha”, que marcam diferentes momentos da trajetória da iTeatro No Mundo da Lua, já foram apresentadas em Campinas e Piracicaba pelo projeto Trajetória iTeatro no Mundo da Lua, contemplado pelo Prêmio por Histórico de Realização em Teatro da Secretaria de Estado da Cultura, em reconhecimento aos 30 anos de trajetória artística da companhia. O prêmio foi concedido por meio do edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc – ProAC LAB Nº 44/2021, com recurso advindo do Governo Federal, através do Governo do Estado de São Paulo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O projeto tem a produção executiva e financeira de Wannyse Zivko (Arte & Efeito Produções Artísticas).
 
SERVIÇO:
 
Cada Um é Um
26/11 às 16h
Local: Teatro de Arena do Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita - s/n - Parque Cidade Jardim. Araras - SP.
Entrada franca ou troca de 1 livro por 1 marcador de página de livro
 
"A Árvore e a Aranha"
27/11 às 11h
Local: CEU - Centro Olavo Paganotti. Endereço: Av. Lourenço Batistela, 325 - Jardim Jose Ometto I, Araras - SP. Telefone: (19) 3542-5373.
Entrada franca ou troca de 1 livro por 1 marcador de página de livro
 
"O Grande Mágico”
27/11 às 16h
Local: CEU - Centro Olavo Paganotti. Endereço: Av. Lourenço Batistela, 325 - Jardim Jose Ometto I, Araras - SP. Telefone: (19) 3542-5373.
Entrada franca ou troca de 1 livro por 1 marcador de página de livro
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.