31/01/2022 às 22h21min - Atualizada em 31/01/2022 às 22h21min
Araras registra 15 novos casos de dengue em janeiro
SECOM
SECOM
Durante o mês de Janeiro em Araras, foram registrados 15 novos casos de dengue, sendo 14 autóctones (contraídos no município) e um importado (contraído em outra localidade). Além disso, 16 exames foram negativados e 4 ainda estão aguardando resultado.
No município, o bairro com maior número de casos é o José Ometto I (5), seguido de Bom Jesus (4) e Nova Olinda (3). Os bairros Jardim Cândida, Jardim Esmeralda e José Ometto II se equiparam com apenas um caso cada.
Porém os números podem aumentar de um instante para outro, pois este período com chuvas e de calor intenso é propício para a reprodução do mosquito Aedes aegypt que, além da dengue, é também o transmissor do zika vírus, chikungunya e febre amarela.
“Nesta época de chuvas e muito calor é importantíssimo que cada munícipe olhe o seu quintal e elimine os criadouros do mosquito, que se reproduz em água parada”, destaca Luciana Bianco, coordenadora de Endemias e Zoonoses da cidade.
Objetos que acumulem água como pneus, garrafas, piscinas sem o devido tratamento, brinquedos que possam ficar expostos à chuva e ao sol, bebedouro de pets que não são devidamente lavados e higienizados são possíveis criadouros para o mosquito.