15/03/2019 às 18h19min - Atualizada em 15/03/2019 às 18h19min

EMPRESÁRIO DE ARARAS É DESTAQUE EM EVENTO SOBRE EMPREENDEDORISMO EM AMERICANA

11ª Semana do Jovem Empreendedor mobiliza lideranças corporativas da região e o tema deste ano é Inovação Disruptiva na Construção de Um Novo Futuro”

Varitus Brasil
Portal SENAI
Ana Maria Devides

O empresário Adão Lopes, CEO da Varitus Brasil, de Araras, foi destaque na 11ª SJE (Semana do Jovem Empreendedor), evento que vem acontecendo em Americana desde a última segunda-feira, dia 11, até esta sexta-feira, dia 15 de março. A programação acontece em vários locais da cidade e o evento tem caráter beneficente, com entrada franca e arrecadação de leite para entidade assistencial.

Integrante do calendário oficial de eventos anuais de Americana, e mobilizando lideranças corporativas da região, a SJE é organizada pelo CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) daquele município, através do NJE (Núcleo de Jovens Empreendedores). O público alvo da SJE, apesar do nome do evento, não é formado somente por jovens que têm ou pretendem ter seu próprio negócio. De acordo com Luccas Duque, coordenador do NJE, 

Mesmo focada em alunos das faculdades e cursos técnicos, a Semana costuma atrair pessoas de todas as idades que estão iniciando a vida no universo do empreendedorismo. “A expressão jovem empreendedor não diz respeito só à idade, mas a todos os que estão começando a empreender agora ou pretendem fazer isso no futuro”, disse Duque à imprensa.

O tema da SJE este ano “Inovação Disruptiva na Construção de Um Novo Futuro”. E Adão Lopes, que fundou e comanda uma das mais bem sucedidas empresas do ramo de Tecnologia de Informação do interior, foi um dosresponsáveis pelo painel “Inovação Tecnológica e Empreendedorismo”, realizado na Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Americana.

Acompanharam o empresário no painel também Leonardo Roriz, do DEMPICAF (Departamento de Micro, Pequena, Média Indústria e Acelera Fiesp), Pedro Mizutani, vice presidente de Relações Externas e Estratégia da Raízen e ainda Carlos Frederico Faé, diretor regional do Ciesp de Americana.
Empreendedorismo como causa

Além das questões de inovações tecnológicas abordadas pelo empresário de Araras, e como elas impactam nos negócios atualmente, outro ponto foi destacado por ele no painel do qual participou. E diz respeito ao que ele costuma chamar de “confusão” verificada com frequência entre parte dos empreendedores do Brasil,  relacionada ao que os move nesse campo. “O brasileiro muitas vezes confunde empreender com ‘ser dono de um negócio’”, diz ele. “Mas a palavra empreender, que vem do francês entrepeneur, que tem como um dos seus significados correr risco, comprar briga”, acrescenta. “E, pelo quê vale assumir riscos, comprar brigas, viver ou morrer? Só vale a pena pelo que amamos”, argumenta.

O empresário de Araras disse, ainda, que vende-se ao brasileiro a ideia de que o empreendedor trabalha menos e ganha mais dinheiro. “Quando na verdade trabalhamos mais e temos menos segurança”, lembra. Para ele, participar desse tipo de evento é uma oportunidade para a Varitus exercer sua responsabilidade social  e disseminar conhecimento e experiência. “É muito gratificante falar daquilo que se acredita e inspirar pessoas a buscarem seu sonho com garra e profissionalismo”, afirma.

Nesta sexta, a SJE se encerra com a palestra “Novas Tecnologias e a Necessidade de Transformação nas Empresas”, com Jesse Neto, engenheiro mecânico com especialização em engenharia de produção com ênfase em finanças, e que já atuou em empresas como o SBT, a Warner Bross, Volkswagen e que atualmente é dono de uma startup.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »

Quantas doses da vacina contra a covid-19 (coronavírus) você tomou?

0%
44.4%
55.6%
0%
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.