14/05/2021 às 19h23min - Atualizada em 14/05/2021 às 19h23min

Saema realiza melhorias na captação de água do Rio Mogi Guaçu

SECOM
SECOM
O Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) está realizando manutenções e melhorias no sistema de captação de água bruta do Rio Mogi Guaçu para aumentar a sua captação dentro dos próximos dias.

Entre as mudanças está a colocação em operação de duas bombas, que já existem, ligadas em séries, passando a captação dos atuais 170 litros por segundos (média de 14 milhões de litros por dia) para 320 litros por segundos (média de 27 milhões litros/dia), quase dobrando a sua capacidade, com aumento de 13 milhões de litros de água bruta por dia.

O município consome em média, nos dias de hoje, 46 milhões de litros de água por dia e cerca de 72% da água vem das represas José Ometto/João Ometto Sobrinho (Água Boa) e Santa Lúcia/Tambury, enquanto que 28% são captadas do Rio Mogi Guaçu.
 
Estiagem
A falta de chuva vem “acendendo o alerta” e a estiagem já provoca consequências no abastecimento de água em algumas cidades no estado de São Paulo, como o caso de Bauru que colocou em prática o rodízio de água no mês de abril.

Preocupado com a situação o Saema faz um alerta para que a população economize e faça o uso racional da água, pois com a chegada da estação seca, a situação pode se agravar ainda mais, especialmente com a atuação de um bloqueio atmosférico que inibe o avanço de frentes frias capazes de organizar instabilidades e chuva significativa como vem apontando os órgãos meteorológicos.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »

Quantas doses da vacina contra a covid-19 (coronavírus) você tomou?

0%
44.4%
55.6%
0%
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.