14/05/2021 às 19h23min - Atualizada em 14/05/2021 às 19h23min
Saema realiza melhorias na captação de água do Rio Mogi Guaçu
SECOM
SECOM
O Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) está realizando manutenções e melhorias no sistema de captação de água bruta do Rio Mogi Guaçu para aumentar a sua captação dentro dos próximos dias.
Entre as mudanças está a colocação em operação de duas bombas, que já existem, ligadas em séries, passando a captação dos atuais 170 litros por segundos (média de 14 milhões de litros por dia) para 320 litros por segundos (média de 27 milhões litros/dia), quase dobrando a sua capacidade, com aumento de 13 milhões de litros de água bruta por dia.
O município consome em média, nos dias de hoje, 46 milhões de litros de água por dia e cerca de 72% da água vem das represas José Ometto/João Ometto Sobrinho (Água Boa) e Santa Lúcia/Tambury, enquanto que 28% são captadas do Rio Mogi Guaçu.
Estiagem
A falta de chuva vem “acendendo o alerta” e a estiagem já provoca consequências no abastecimento de água em algumas cidades no estado de São Paulo, como o caso de Bauru que colocou em prática o rodízio de água no mês de abril.
Preocupado com a situação o Saema faz um alerta para que a população economize e faça o uso racional da água, pois com a chegada da estação seca, a situação pode se agravar ainda mais, especialmente com a atuação de um bloqueio atmosférico que inibe o avanço de frentes frias capazes de organizar instabilidades e chuva significativa como vem apontando os órgãos meteorológicos.