18/02/2021 às 19h31min - Atualizada em 18/02/2021 às 19h31min

Nova cepa do Covid pode estar circulando em Araras

Site G1
Divulgação
O secretário Municipal de Saúde de Araras, Agnaldo Piscopo, afirmou que a cepa do Covid que já foi detectada em Araraquara pode estar circulando em Araras. A informação foi divulgada pelo responsável pelo Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Araras ontem, dia 18. 

Píscopo ressaltou que a mutação desta nova cepa atinge pessoas mais jovens, com menos de 40 anos, que já estão entubadas e com pneumonias gravíssimas. "Tudo leva a crer, que não oficial, que nós temos aqui um comportamento diferente do vírus, talvez uma mutação da cepa que já foi detectada em Araraquara que está muito próximo da gente, por isso essas medidas de restrição maiores vão ser necessárias com certeza". 

A bióloga doutora em saúde pública e membro da Rede Análise Covid-19, Rute Andrade, que é membro do grupo multidisciplinar de pesquisadores brasileiros que coleta, analisa, modela e divulga dados sobre a doença, explicou ao site G1 que a “variante pode ser entendida como o vírus que mudou durante seu processo de replicação. Quando essa mudança (mutação) começa a aparecer muitas vezes, os especialistas fazem o sequenciamento do genoma. Se essa mudança se "fixa", isso configuraria a variante do vírus anterior. O vírus ancestral (ou original) pode ter várias variantes, cada uma com uma modificação diferente”. (Maria Gabriela Córnia)

Link
Notícias Relacionadas »

Quantas doses da vacina contra a covid-19 (coronavírus) você tomou?

0%
44.4%
55.6%
0%
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.