31/10/2020 às 02h17min - Atualizada em 31/10/2020 às 02h17min
COVID EM ARARAS: 77 MORTES E QUASE CINCO MIL INFECTADOS
Reportagem esteve em alguns bares e constatou que medidas de proteção não estão sendo obedecidas; com acesso restrito, áreas públicas continuam sendo invadidas à luz do dia
- Da redação
Com informações da Secom/PMA e do SIMI-SP.
SECOM/PMA. No início da noite de sexta-feira (30), a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Araras confirmou mais uma morte por coronavírus (covid-19).
Trata-se de um homem que estava internado e faleceu ontem. Até agora, 77 pessoas perderam as suas vidas para a doença, e 4.956 foram positivadas.
Deste total, 4.699 estão recuperadas, 167 em isolamento domiciliar e 13 internadas. Outras 24 estão aguardando os resultados de exames, 23 também em isolamento domiciliar e 1 internada na ala covid.
A faixa etária com maior incidência de casos é a que vai dos 30 aos 39 anos, com 1.038 infectados. Logo em seguida, com 1.038 confirmações estão as pessoas com idade entre 40 e 49 anos. A região leste continua liderando os registros da doença na cidade.
FASE
No início deste mês, Araras foi “promovida” para a Fase Verde do Plano São Paulo de retomada econômica. Em agosto, a cidade já havia “saltado” da fase vermelha para a amarela (3) sem passar pela fase 2 (laranja).
Os critérios para o cálculo da progressão levam em conta dois fatores. O primeiro é a capacidade do sistema de saúde, com o monitoramento do número de leitos UTI/Covid para cada 100 mil habitantes e a taxa de ocupação desses leitos. O segundo critério é a evolução da pandemia, que calcula os números de casos, internações e óbitos.
DESRESPEITO
A reportagem de O Independente esteve em três bares e similares na noite de sexta-feira (30) e constatou que, mesmo recomendada para o funcionamento dos estabelecimentos, a medida de distanciamento entre as mesas não está sendo cumprida. Em pelo menos dois deles, funcionários não utilizavam máscaras de proteção.
A situação torna-se mais complicada diante das fiscalizações promovidas pela Prefeitura, que não têm sido eficientes para que a lei seja respeitada e cumprida. E não se trata apenas dos estabelecimentos comerciais.
Embora proibido por decreto, o acesso a áreas públicas continua indiscriminadamente. Algumas estão sendo invadidas à luz do dia, sem nenhum tipo de ação por parte da Administração Municipal.
Na quinta-feira (29), a taxa de adesão ao isolamento social registrada em Araras pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) foi de 37%.
A impressão que boa parte da população tem, é que a decisão do governador João Dória em promover a região de Piracicaba (DRS 10) – Araras pertence a ela – à Fase Verde do Plano São Paulo de retomada econômica tenha sido motivada apenas para diminuir os danos eleitorais durante o período.
O tempo dirá.