17/09/2020 às 21h44min - Atualizada em 17/09/2020 às 21h44min
ARARAS REGISTRA A 60ª MORTE POR COVID-19
Apesar da quarentena ainda não ter terminado, boa parte da população tem colaborado decisivamente para a formação de aglomerações desnecessárias
- Da redação
A Prefeitura de Araras confirmou nesta quinta-feira (17), mais uma morte por coronavírus (covid-19).
A cidade chegou a 60 óbitos relacionados à doença, registrados desde o início da pandemia em março.
Até agora foram registrados 3.102 casos da doença provocada pelo vírus. Deste total, 2.809 pessoas estão recuperadas. Entre os ararenses que testaram positivo, há 18 internados atualmente – 7 deles na UTI e 11 na enfermaria covid, somando dados da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital Unimed. Outros 215 pacientes seguem em isolamento domiciliar.
Há ainda 31 casos aguardando resultados. Quatro pessoas estão internadas e 27 permanecem em isolamento domiciliar.
MUDANÇA DE FASE
Araras, que pertence à DRS 10 de Piracicaba, “saltou” da fase 1 (vermelha) para a 3 (amarela) no Plano São Paulo de retomada econômica.
Os critérios para o cálculo das fases levam em conta dois fatores.
O primeiro é a capacidade do sistema de saúde, com o monitoramento do número de leitos UTI/Covid para cada 100 mil habitantes e a taxa de ocupação desses leitos.
O segundo critério é a evolução da pandemia, que calcula os números de casos, internações e óbitos.
IRRESPONSABILIDADE
Apesar da quarentena ainda não ter terminado, boa parte da população tem colaborado decisivamente para a formação de aglomerações desnecessárias.
Os donos de alguns estabelecimentos também agem com irresponsabilidade, na medida que, ao invés de exigirem o cumprimento das regras para funcionamento, infelizmente fazem “vista grossa” por receio de perderem esses clientes, colocando em risco a saúde de seus próprios funcionários.
Outro agravante é a incapacidade da Prefeitura em fazer cumpri a lei. Sem efetivo para fiscalizar toda a cidade, as ações governamentais tem sido inócuas e insuficientes para coibir os abusos.
Na quarta-feira (16), a taxa de adesão ao isolamento social registrada em Araras pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) foi de 37%.