05/09/2020 às 13h21min - Atualizada em 05/09/2020 às 13h21min

COVID-19 EM ARARAS: AULAS PRESENCIAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SERÃO RETOMADAS APENAS EM 2021 E SAÚDE IRÁ INTENSIFICAR TESTAGEM DA DOENÇA

Educação seguirá com ensino remoto até o final deste ano; reivindicada desde o início da pandemia, testes serão realizados por carreta itinerante a partir de terça-feira (8)

- Da redação
Com informações da Secom/PMA.
SECOM/PMA.
A Prefeitura de Araras publicou nesta sexta-feira (4) o decreto municipal nº. 6.738, de 4 de setembro de 2020, que regulamenta o retorno das aulas nas escolas públicas e privadas da cidade, após a interrupção das atividades desde março por conta da pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19.
 
As aulas rede municipal está mantido o ensino remoto até o final deste ano letivo e o retorno das aulas presenciais acontecerá somente em 2021.
 
Já nas unidades estaduais e particulares, de creches às universidades, a Prefeitura proibiu a volta das atividades presenciais neste mês, permitindo o retorno presencial parcial somente a partir de outubro se essas escolas cumprirem todas as normas complementares de vigilância sanitária.
 
Uma comissão de gerenciamento da covid-19 na Educação foi nomeada para elaborar um protocolo único a ser seguido pelas escolas estaduais e privadas na volta dos alunos às salas de aulas. Essas normas constarão em um novo decreto municipal a ser publicado até o início de outubro.
 
Já as universidades da cidade que mantêm cursos na área de saúde podem oferecer aulas práticas e laboratoriais, o que já vem acontecendo em algumas, pois estão amparadas em legislação estadual que se sobrepõe às decisões municipais. O mesmo acontece com alguns cursos da Fatec e do Senai.
 
 
TESTAGEM
Uma das principais críticas às ações de combate ao coronavírus desde o início da pandemia na cidade tem sido a ausência de testes em massa.
 
Agora, a Prefeitura de Araras resolveu intensificar a testagem de pacientes com suspeita de covid-19 a partir desta terça-feira (8).
 
A ação visa atender a demanda por exames na cidade e também traçar o perfil epidemiológico da doença, o que servirá para avaliar o trabalho já realizado e direcionar novas ações para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).
 
A testagem será feita em uma carreta itinerante, contratada pela Prefeitura por meio de licitação. Inicialmente, o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é realizar 15 mil testes, o que representa mais de 10% da população total da cidade, mas o número pode ser ampliado conforme a necessidade da rede municipal.
 
Os exames destinam-se a pacientes com sintomas suspeitos, que passaram pelas tendas sentinelas e foram triados pela equipe da Secretaria de Saúde, e são realizados a partir de uma amostra de sangue.
 
A carreta, portanto, não fará exame em pessoas que não passaram por esse processo de triagem. Familiares que moram na mesma residência e pessoas que tiveram contato próximo com quem testou positivo também vão realizar o exame.
 
Os exames avaliam a presença de anticorpos IgM/IgG e, com isso, também se a pessoa está em fase de transmissão da doença ou não. Incialmente, eles serão realizados em frente ao Ginásio de Esporte, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, mas a carreta poderá ir para outras regiões da cidade, conforme a estratégia adotada pela Secretaria da Saúde.
 
Os testes rápidos estavam sendo realizados em pacientes com suspeita de covid-19, seguindo o protocolo elaborado pela pasta e de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde.
 
São atendidos profissionais da saúde e segurança, idosos, cardiopatas, obesos, renais crônicos, imunodeprimidos, pessoas com doenças respiratórias, diabéticos, hipertensos, gestantes, crianças menores de dois anos e puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias).
 
Familiares de pacientes internados com covid-19 ou de pessoas que vieram a óbito em decorrência da doença também já vinham sendo testados.
 
 
Saiba quem pode e como fazer os exames:
 
1° passo: Atendimento nas tendas sentinelas (Santa Casa e Upa 24h)
Pessoas com sintomas suspeitos devem procurar atendimento no local. Profissionais da saúde vão orientar o paciente sobre a necessidade de isolamento, medicá-lo (conforme avaliação médica) e preencher uma ficha com dados do atendimento, que será encaminhada à Secretaria de Saúde para triagem. Casos com sintomas mais graves são encaminhados diretamente para atendimento no pronto-socorro.
 
2°passo: Triagem de pacientes
Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde vão avaliar os casos atendidos nas tendas sentinelas e agendar o teste para os pacientes com suspeita da doença.
 
3° passo: Agendamento
A equipe da Secretaria da Saúde vai informar o paciente por telefone e/ou mensagem de whatsapp sobre a data e o horário em que está agendado o exame. É necessário confirmar a presença.
 
4° passo: Exame
No dia e hora marcados, o paciente deve comparecer à carreta itinerante de testes, que inicialmente estará na frente do Ginásio de Esporte, para fazer o exame de covid-19. O atendimento respeita regras de isolamento social e higiene para garantir a segurança dos profissionais e dos pacientes.
 
5° passo: Informação sobre resultado
A equipe da Secretaria da Saúde vai entrar em contato com o paciente por telefone e/ou mensagem de whatsapp para informar o resultado do exame.  Se o caso for positivo, o paciente receberá todas as orientações sobre saúde e terá que assinar um termo se comprometendo a seguir em isolamento social. Familiares que residem na mesma casa e pessoas que tiveram contato próximo com o paciente positivo também serão testados. Se o caso for negativo, o paciente está liberado para retomar suas atividades normais.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »

Você é favorável à reabertura do comércio em Araras?

32.6%
65.7%
1.7%
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.