30/08/2020 às 21h00min - Atualizada em 30/08/2020 às 21h00min

SINAL VERMELHO: COVID FAZ 55 MORTOS EM ARARAS

Muitos ararenses continuam agindo com irresponsabilidade e ignoram medidas de proteção; fiscalização é inócua

- Da redação
Com informações da Secom/PMA e do SIMI-SP.
SECOM/PMA.
A Vigilância Epidemiológica de Araras confirmou neste domingo (30), mais três mortes por coronavírus (covid-19). A cidade chegou a 55 óbitos relacionados à doença, registrados desde o início da pandemia em março.
 
De acordo com o boletim divulgado, as vítimas eram um homem e duas mulheres, idosos e estavam internados. O senhor faleceu na noite de sábado (29) e as senhoras, neste domingo.
 
Araras registrou até agora 2.410 casos da doença provocada pelo vírus. Deste total, 2.138 pessoas estão recuperadas. Entre os ararenses que testaram positivo, há 15 internados atualmente – 7 deles na UTI e 8 na enfermaria covid, somando dados da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital Unimed. Outros 202 seguem em isolamento domiciliar.
 
Há ainda 37 casos aguardando resultados. Seis pessoas estão internadas e 31 permanecem em isolamento domiciliar.
 

MUDANÇA DE FASE
 
Araras, que pertence à DRS 10 de Piracicaba, “saltou” da fase 1 (vermelha) para a 3 (amarela) no Plano São Paulo de retomada econômica. Na semana passada, o governo do estado de São Paulo manteve a cidade na mesma fase.
 
Os critérios para o cálculo das fases levam em conta dois fatores.
 
O primeiro é a capacidade do sistema de saúde, com o monitoramento do número de leitos UTI/Covid para cada 100 mil habitantes e a taxa de ocupação desses leitos.
 
O segundo critério é a evolução da pandemia, que calcula os números de casos, internações e óbitos.
 
 
PERIGO
 
Embora a quarentena não tenha terminado, o desrespeito, no entanto, não fica restrito à cidade. No Rio de Janeiro, por exemplo, as praias estavam lotadas.

                
 
Por aqui, a cidade continua sofrendo com a falta de empatia de muitos ararenses às medidas de segurança de proteção pessoal e de terceiros, como a utilização de máscaras e aglomerações desnecessárias.
 
A irresponsabilidade deve ser compartilhada com alguns estabelecimentos, que ao invés de exigirem o cumprimento das regras para funcionamento, infelizmente fazem “vista grossa” por receio de perderem esses clientes.
 
Enquanto isto, a fiscalização que deveria agir com mais eficiência para coibir esses abusos, parece não estar produzindo o resultado pretendido.
 
Araras continua com os níveis de adesão ao isolamento social baixos. No sábado (29), a taxa registrada pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) foi de 39%.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »

Você é favorável à reabertura do comércio em Araras?

32.5%
65.8%
1.7%
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.