Portal Contábeis Gestão: significa gerenciamento ou administração de uma instituição, uma empresa e até mesmo uma entidade social.
Liderança: foca em ajudar as pessoas, geralmente da equipe, a entenderem para onde a organização está indo e por que escolheu esse caminho.
Dentro de uma organização e nas rotinas corporativas é mais comum que se imagina entender que esses dois conceitos são iguais. Afinal, um gestor deveria ser um líder, assim como liderar exige uma boa gestão. O ponto de conflito é que a função de liderança e a de gestão, não são a mesma coisa e, em muitos casos, não caminham lado a lado.
Voltando um pouco na história, o século XX foi um grande formador de gestores. O desenvolvimento de processos, as metodologias e principalmente a implantação de normas e políticas internas colaboraram para que as empresas e seus empregados atuassem mais precisamente na finalização dos seus objetivos em comum.
Sendo assim, surgiram muitos modelos de estruturas de gerenciamento, de acordo com cada organograma e, desta forma, ficou muito claro o comando das organizações. Os resultados obtidos por diversos gestores do século passado foram brilhantes e refletiram no alcance dos objetivos das companhias, principlamente nas receitas.
Com o início do século XXI, a expansão veloz da internet, trouxe uma nova geração de profissionais, que se desenvolveram ao ponto de questionarem os atuais modelos de gerenciamento e, desta forma passaram a ocupar os cargos de “liderança” nas organizações.
E o Líder tornou-se “Líder inspirador”...
Então, se a Liderança é a habilidade de inspirar os outros a tomarem as ações necessárias para o bem comum da organização, a Liderança Inspiradora, é quando um líder consegue inspirar seu time com suas ações, visão de negócio e pela forma como conduz a equipe.
Ele sabe reconhecer a individualidade dos colaboradores e se interessa pelo ponto de vista de cada um, criando assim uma relação de confiança, respeito e ética, sabendo delegar as atividades com coerência e justiça.
A responsabilidade, o reconhecimento, a humildade e a empatia, fazem deste líder, um ponto de referência fundamental para que toda a equipe entenda e absorva a cultura da organização em sua totalidade, incluindo missão, visão e valores.
É importante considerar que não importa qual seja o tamanho da empresa ou a idade do líder, a liderança inspiradora sempre vai fazer a diferença em qualquer ambiente, inspirando as pessoas dentro do propósito organizacional.