26/08/2020 às 11h46min - Atualizada em 26/08/2020 às 11h38min

O COMPROMETIMENTO PROFISSIONAL E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O SUCESSO

Valéria Catini
IBC Coaching
Comprometimento é o ato de comprometer-se com alguém ou com alguma causa.
 
A palavra tem sua origem no termo em latim ‘compromissus’, que significa fazer uma promessa recíproca.
 
Ao falarmos que uma pessoa tem comprometimento, queremos expressar que ela respeita os acordos que faz, sejam eles escritos,  verbais, formais e informais.
 
Ou seja, o comprometimento leva a pessoa a “cumprir ou honrar” o que prometeu.
 
Segundo Davis e Newstrom (2002, p.126), “é o grau em que o empregado se vê na organização e deseja dela continuar ativamente participando” e, segundo Blau (1985 apud BASTOS, 1997, p.31), o comprometimento com a carreira é “uma atitude em relação a sua vocação ou profissão”.
 
Além de tratar de acordos expressos em suas várias formas, essa palavra também se aplica a pessoas que se responsabilizam integralmente por seus atos, e essa “integridade” é muito valorizada tanto pessoal quanto profissionalmente.
 
Quando nos referimos à “Comprometimento Corporativo”, expressamos a lealdade aos propósitos e políticas de uma empresa ou organização, é esta a característica que ajuda o profissional a manter seu foco e consequentemente atingir ou superar seus objetivos e resultados traçados.
 
Os profissionais das organizações constituem peças fundamentais para o desenvolvimento e alcance do sucesso, pois são eles que garantem a implementação das estratégias desenhadas pela empresa.
As empresas consideram esse comportamento fundamental para sucesso do profissional e crescimento da equipe.
 
Destaco que essa característica pode ser mensurada por algumas situações como entrega dos resultados dentro dos prazos, não faltar, não chegar atrasado, foco na resolução dos problemas e na visão organizacional.
 
Em suma, todas as grandes características de um profissional de sucesso se resumem em comprometimento. É isso que qualquer empresa espera de seus colaboradores.
 
A partir do momento que um profissional escolhe fazer parte de uma empresa, deve estar consciente de seu papel e de suas obrigações, independente do cargo.
 
A total sintonia do colaborador com os interesses da empresa é fundamental para o crescimento de ambos, pois existe uma relação de dependência entre eles. Um empregado não envolvido com o trabalho prejudica a própria imagem e atrapalha o alcance das metas organizacionais.
 
Profissionais que têm dificuldade no empenho do ofício terão a imagem lesada e encontrarão dificuldades para escalar a carreira, porque o mercado corporativo está em busca de pessoas com visão de desenvolvimento que se dediquem, conquistem o próprio espaço e alcancem o progresso pessoal e profissional.
 
Os profissionais de sucesso sempre dão a melhor resposta diante das piores adversidades, assim como um jogador de futebol que,
para ser convocado à seleção brasileira não deve esperar a convocação cair do céu, mas deve mostrar seu talento na prática, fazendo o seu melhor a cada dia.
 
Desta forma, é o profissional que se compromete com a organização.
 
Portanto, se o seu objetivo é se destacar profissionalmente, tenha como marca forte o comprometimento. Reconheça a importância de seu papel. E nunca esqueça que o maior responsável pelo seu sucesso profissional é você mesmo.
Link
Valéria Catini

Valéria Catini

Especialista em RH, Pós-graduada em Programação Neurolingüística e MBA em Gestão de Pessoas.

Tags »
Relacionadas »

Você é favorável à reabertura do comércio em Araras?

32.5%
65.8%
1.7%
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.