04/01/2023 às 18h49min - Atualizada em 04/01/2023 às 18h49min
Secretaria de Cultura anuncia a volta da Escola de Artes e Ofícios
Enquete foi disponibilizada para levantar a demanda de cursos; artistas interessados podem inscrever propostas para as oficinas e espetáculos através de credenciamento implantado em 2022
Com informações da Secom/PMA.
Freepik A Secretaria Municipal de Cultura de Araras (SMC) anunciou o retorno das atividades da Escola de Artes e Ofícios que teve as aulas interrompidas por conta da pandemia. A previsão é de que as inscrições para oficinas comecem no mês de fevereiro e as aulas sejam iniciadas em março de 2023.
Para a retomada, a pasta disponibilizou uma enquete a fim de levantar e entender a demanda da população. “A gente começou a fazer essa pesquisa no ano passado para saber quais os principais cursos que vamos oferecer”, afirma Johnny Mau, chefe de divisão da Secretaria.
O questionário pode ser respondido
clicando aqui. Entre os cursos estão instrumentos musicais, dança, teatro, pintura, literatura e outras expressões artísticas.
Credenciamento de projetos
Em setembro de 2022, a SMC implantou o chamamento/credenciamento de projetos artísticos. Através dele, os artistas interessados podem inscrever seus espetáculos e oficinas, que poderão ser ofertados na programação da pasta e/ou na Escola de Artes de Ofícios.
O cadastro detina-se a pessoas jurídicas (artistas e produtoras com CNPJ), mediante apresentação dos documentos listados no edital, disponível no endereço:
https://beacons.ai/culturaararas/edital , e o cadastro pode ser preenchido
aqui..
O cadastramento de projetos artísticos tem vigência de um ano, podendo ser com 4 (quatro) avaliações trimestrais de uma comissão formada para analisar as propostas apresentadas.
“Alguns artistas aprovados na primeira avaliação ocorrida em outubro passado já prestaram serviços nas atividades do Natal Iluminado. Até o próximo dia 10 estaremos recebendo o “segundo lote” de projetos para que entre os dias 11 e 20 de janeiro a comissão realize a segunda avaliação do credenciamento”, explicou o secretário de Cultura, Fredo Júnior.
O gestor ressalta que o credenciamento é contínuo e servirá como um banco de dados artístico da cidade. “A partir dele nós poderemos oferecer um serviço de qualidade aos cidadãos, objetivando a consolidação de uma política pública permanente que consiga gerar sustentabilidade à cultura e aos profissionais. Os trabalhadores da arte interessados em desenvolver suas atividades devem realizar suas inscrições, disse Fredo.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3541-5763 (Secretaria de Cultura).