08/05/2021 às 07h58min - Atualizada em 08/05/2021 às 07h58min

“O Mundo Assombrado pelos Demônios: a ciência vista como uma vela no escuro” é a leitura de maio do Clube do Livro de Araras

SECOM
SECOM
Com abordagens voltadas para o Ceticismo Científico, Ciência e Filosofia, “O Mundo Assombrado pelos Demônios: a ciência vista como uma vela no escuro” será a leitura deste mês de maio do Clube do Livro de Araras.

Escrito pelo cientista norte-americano, Carl Sagan, e publicado em 1995 pela editora Random House, o livro será discutido no próximo dia 22 (sábado), a partir das 16h, na plataforma digital Google Meet. Interessados em participar do bate-papo devem preencher o seguinte formulário:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScZOr1GCWBsI45IY6GPEexggM2LMxvDsqxMluhq6ntaLyw8lQ/viewform.

“Focado na divulgação científica e no trabalho com as áreas de Astrofísica e Astronomia, Carl Sagan obteve doutorado pela Universidade de Chicago e foi docente nas universidades de Harvard e Cornell, dois centros de excelência acadêmica dos Estados Unidos. Atuou como consultor de missões do programa espacial da NASA e realizou descobertas científicas importantes no campo da astronomia”, explicou Gustavo Grandini Bastos, bibliotecário municipal.
 
Sinopse de “O Mundo Assombrado pelos Demônios”
Assombrado com as explicações pseudocientíficas e místicas que ocupam cada vez mais os espaços dos meios de comunicação, Carl Sagan reafirma o poder positivo e benéfico da ciência e da tecnologia para iluminar os dias de hoje e recuperar os valores da racionalidade. Como todos os livros do autor, “O mundo assombrado pelos demônios” está cheio de informações surpreendentes, transmitidas com humor e graça. Seus ataques, muitas vezes divertidos à falsa ciência, às concepções excêntricas e aos irracionalismos do momento são acompanhados por lembranças da infância, quando seus pais o colocaram em contato pela primeira vez com os dois modelos de pensamento fundamentais para o método científico: o ceticismo e a admiração.
 
Um pouco de Carl Sagan
Judeu, Carl Edward Sagan (1934-1996), além dos renomados livros científicos e inúmeros prêmios de destaque, entre eles o Pulitzer de Não Ficção Geral, com a obra “Os dragões do Éden”, em 1978, foi considerado um dos principais astrônomos do século XX.

“A contribuição de Sagan para a Ciência é singular. Além de suas publicações fantásticas, ele apresentou e produziu a consagrada série “Cosmos” nos anos 80, exibida em muitos países, inclusive no Brasil. Carl também contribuiu para aspectos técnicos na elaboração do famoso filme "2001, uma Odisseia no Espaço", do cineasta Stanley Kubrick. E também, foi defensor da Ciência, dos métodos científicos e do Ceticismo, bem como da compreensão de como é sempre importante estabelecermos questionamentos e duvidarmos”, acrescentou Bastos.
 
Sobre o Clube do Livro
O Clube do Livro de Araras é uma inciativa independente que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A iniciativa começou em 2019 com os ararenses apaixonados por literatura Danton Favaretto e Isabella Spatti. As reuniões na Biblioteca Municipal Martinico Prado começaram no mês de dezembro do mesmo ano.

Em decorrência da pandemia da Covid-19 (Sars-CoV-2), os encontros do Clube passaram a acontecer de modo virtual. Outras informações sobre o Clube do Livro podem ser obtidas pelo telefone 3551-1534 (Biblioteca).
 
Clube do Livro - Calendário de Leituras

2021

Maio: “O Mundo Assombrado pelos Demônios: a ciência vista como uma vela no escuro” - Carl Sagan
Junho: “Ciranda de Pedra” - Lygia Fagundes Telles
Julho: “Piquenique na Estrada” - Arkady Strugatsky e Boris Strugatsky
Agosto: “Triste fim de Policarpo Quaresma” - Lima Barreto
Setembro: “Sobre o Autoritarismo Brasileiro” - Lilia Schwarcz
Outubro: “Memórias do Subsolo” - Fiódor Dostoiévski
Novembro: “Torto Arado” - Itamar Vieira Junior
Dezembro: “2001: Uma Odisseia no Espaço” - Arthur C. Clarke
 
2022
Janeiro: “Admirável Mundo Novo” - Aldous Huxley
Fevereiro: “O Nome da Rosa” - Umberto Eco
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.