07/04/2021 às 19h10min - Atualizada em 07/04/2021 às 19h10min

Secretaria de Educação realiza atividades sobre o autismo na Rede Municipal de Ensino

SECOM
SECOM
Com o intuito de disseminar informações sobre a TEA (Transtorno do Espectro Autista), a Secretaria Municipal de Educação vem planejando atividades sobre o tema na Rede de Ensino.
No cronograma estabelecido pela pasta há sugestões de leituras e vídeos sobre o autismo, que serão debatidos no âmbito escolar. “É importante destacar o comprometimento dos agentes escolares na busca por ações que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem de todos que compõem o alunado. Neste sentido, vale ressaltar o número expressivo de alunos e alunas com Transtorno do Espectro Autista atendidos na Rede Municipal de Ensino: a quantidade supera a casa de 100 matrículas”, comentou a secretária de Educação, Heleine Villas Bôas Francisco.

Para um melhor desenvolvimento do tema, a Prefeitura estabelece parcerias junto ao Ceren (Centro de Esimulação e Reabilitação Educacional e Neurológico), Faculdade São Leopoldo Mandic e a Apae (Associação de Pais de Amigos dos Excepcionais), visando o pleno atendimento das especificidades educacionais dos educandos.

“Atualmente, cerca de 40 professores de Educação Especial, 50 estagiários de Pedagogia e 40 monitores educacionais atuam brilhantemente frente às questões que se fazem necessárias naquilo que se refere à qualidade do ensino no âmbito das escolas municipais. A equipe, em suas proposições, parte da premissa de que é a diversidade que confere o caráter democrático à educação. Além dos profissionais do quadro do magistério, existem profissionais de Psicologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Serviço Social que subsidiam algumas ações no trabalho com os autistas nas Unidades Escolares”, completou Heleine.
 
“Dia Mundial da Conscientização do Austismo”
Em 2007, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o dia 2 de abril como o “Dia Mundial da Conscientização do Autismo”. A data marca o combate ao preconceito, à naturalização e acima dela, a valorização da pluralidade e da multiplicidade. A cor azul, escolhida para iluminar alguns locais importantes e turísticos durante a noite, representa a maior incidência de casos entre sujeitos do sexo masculino.

Outras informações sobre o cronograma de atividades podem ser obtidas pelos telefones 3543-8200 ou 3543-8201.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.