17/03/2021 às 18h13min - Atualizada em 17/03/2021 às 18h13min

Curso sobre gênero e masculinidade é voltado a homens com enfoque dialógico e participativo

Divulgação
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe6w_bQic8nugbSkKylAK4eHfWoBGg0ol3CDwvS2bg8SswqYQ/viewform
O “E agora, José? é um curso sobre gênero e masculinidades, uma iniciativa que busca sensibilizar e formar homens sobre relações de gênero, feminismos e masculinidades. São turmas com média de 50 pessoas do sexo masculino, com 20 encontros semanais com 3h30 de duração.

O Curso de extensão universitária foi realizado nos anos de 2015, 2016 e 2018 em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a COMEX – Comissão de Extensão da FMABC – Faculdade de Medicina do Grande ABC. Em 2017 foi realizado em Itaquaquecetuba em parceria com o Consórcio da Região do Alto Tietê, a Defensoria Pública do Estado e a UNG – Universidade de Guarulhos.

O curso é voltado a homens que trabalham nos serviços públicos, preferencialmente, funcionários efetivos, mas também, lideranças da sociedade civil e trabalhadores de empresas privadas, das cidades do entorno, das mais diversas áreas: áreas sociais, tais como políticas afirmativas, assistência social, saúde, segurança, educação, entre outros, com atuação direta com a população, com potencial para multiplicadores.

Na primeira parte de cada encontro é utilizado um enfoque dialógico e participativo, baseado na vivência dos sujeitos, valorizando seus conhecimentos e experiências, por meio de técnicas de dinâmicas de grupo, jogos dramáticos e outros.

Ao final de cada encontro é realizada uma apresentação teórica pelo facilitador ou pessoa convidada. Ementa do curso: Estrutura social e desigualdade. Poder e dominação. Estudos sobre gênero e masculinidades. Ideologia e reprodução do machismo. A constituição do Patriarcado.

A construção sócio-histórica da masculinidade. As lutas das mulheres e o Feminismo. Análise dos efeitos da socialização masculina. Estudo dos elementos constitutivos da violência. Violência de gênero e violência doméstica. Processo socioeducativo para homens. Grupos reflexivos de homens. Serviço de responsabilização e educação de agressores.

Link
Notícias Relacionadas »
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.