12/03/2021 às 19h25min - Atualizada em 12/03/2021 às 19h25min

Fiscalização constata problemas estruturais e de condições de trabalho na UPA de Araras

Comunicação Coren - SP
Coren-SP
Coren-SP
A fiscalização do Coren-SP (Conseho Regional de Enfermagem) e os conselheiros seguem acompanhando de perto as condições de trabalho dos profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia. Nesta quinta-feira, dia 11, o conselheiro Luciano dos Santos e a fiscal Silvéria Braz, realizaram uma inspeção na UPA Elisa Sbrissa Franchozza, em Araras. Na ocasião, eles verificaram os planos de contingência para a Covid-19 e foram recebidos pela Gerente de Enfermagem Patrícia. 

Durante a ação foram constatados problemas relacionados à falta de estrutura às condições de trabalho, como, por exemplo, a falta de luvas hipoalergências e, também, de disponibilidade em todos os tamanhos; subdimensionamento e, também, profissionais sem especialização e experiência atuando em serviço de urgência e emergência.

Outra questão identificada foi a situação da sala de descompressão da enfermagem, com paredes em mal estado de conservação, assim como os colchões e mobiliário. “Fomos muito bem recebidos pelos profissionais que acharam importante a presença do Coren-SP para apontar a necessidade de reparar essas questões. O secretário de saúde, ao saber da nossa presença na UPA, foi até o local e se comprometeu a sanar todos os apontamentos”, disse o conselheiro Luciano.

Os representantes do Coren-SP também identificaram também que o expurgo e a copa estão em ambientes vizinhos, o que não é considerado correto,  e que os fluxos de atendimento de pacientes com Covid-19 e demais pacientes não estão devidamente segregados. “Alertamos para o risco de infecção cruzada. A UPA não era referência para Covid-19 e passou a ser nos últimos dias, o que exige muitas adaptações”, ponderou Luciano. 

O secretário de saúde, Agnaldo Piscopo, se comprometeu a agendar uma reunião com o Coren-SP para pactuar a adequação dos problemas identificados. 

Link
Notícias Relacionadas »

Quantas doses da vacina contra a covid-19 (coronavírus) você tomou?

0%
44.4%
55.6%
0%
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.