Mestre em Relações Públicas e Propaganda , pós-graduado em comunicação empresarial e consultor especialista em sustentabilidade .
Cláudio Andrade
O que eu posso fazer para melhorar a vida no planeta? - Me pergunto frequentemente. Por isso, resolvi escrever algumas maneiras que estão ao meu alcance e que realmente posso fazer. Se você, lembrar de mais alguma, compartilhe:
1. Não gasto mais do que posso. Não compro mais do que preciso assim produzo menos lixo; 2. Aproveito sobras de legumes, verduras e comida que antes jogava fora. Dou minhas roupas ainda boas; 3. Quando possível escolho comida orgânica; se preciso de móveis busco os de madeira certificada; eletrodoméstico com selo de menor consumo; 4. Digo SEMPRE NÃO a pirataria; 5. Ao sair de casa desligo os aparelhos que são possíveis desligar, especialmente aqueles que ficam em “stand-by”. Troquei todas as lâmpadas comuns por econômicas. Existem lâmpadas que economizam até 80% de energia. Em casa já percebi a diferença na conta do mês; 6. Desligo o chuveiro pra me ensaboar ou a torneira na hora da barba, escovar os dentes ou lavar louças. Não lavo o carro com água, não uso mangueira de água para varrer o quintal e calçada. Segundo informações colhidas, 15 min. de torneira aberta são aproximadamente 280 litros de água tratada que vai embora; 7. Não reclamo das filas, aproveito para conversar e fazer novas amizades ou colocar em dia minhas mensagens de zap. Respeito o tempo das coisas e da vida em sociedade. 8. Dou carona para ajudar a diminuir o acumulo de carros nas ruas e a reduzir a emissão de gases efeito estufa. Coopero mais com meus semelhantes; 9. Contribuo com o programa de sacolas retornáveis e me divirto com isso. Agora só falta voltar o litro de leite! (tenho um); 10. Apoio a logística reversa: descarto baterias usadas, lâmpadas, vidros, latas, plástico, papéis em grande quantidade e outros itens, em redes autorizadas; 11. Insisto no conteúdo positivo constantemente promovendo a harmonia do diálogo em grupo; 12. Reciclo ideias constantemente.
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.