Para otimizar a produção de uma empresa através da tecnologia, é crucial se informar sobre o que é a indústria 4.0. Esse termo serve para designar todos os avanços tecnológicos de produção mais recentes, englobando desde a inteligência artificial até big data. O número 4 é uma referência às revoluções industriais, já que essa seria a quarta.
De acordo com o diretor comercial da Chen HSong , Luis Guerra, "a indústria 4.0 potencializa a automação dos processos. Isso significa que, cada vez mais, as máquinas da quarta revolução industrial podem substituir pessoas em diversas funções, mas especialmente nas operacionais. O mercado de trabalho, então, terá que se ajustar a isso de alguma forma."
O especialista também acrescenta que a indústria 4.0 pode trazer muitos benefícios para as empresas. "É uma mudança profunda que afeta todos os processos," ele afirma. "E uma das maiores vantagens que ela traz é uma diminuição significativa nos custos de produção, porque a produção passa a ser realizada de forma mais ágil. Com isso, é possível obter excelentes resultados."
E não é só isso. O potencial da indústria 4.0 vai mais além, Guerra garante. "Outro grande efeito é uma priorização da mentalidade estratégica, pois essa automação permite que se reorganize a linha de produção para que ela se torne mais eficiente. É realmente uma otimização em larga escala", pontua o especialista. "E a indústria 4.0 também possibilidade uma maior flexibilidade no fluxo de produção, que, por sua vez, também beneficia uma mentalidade estratégica. Afinal, fica mais fácil fazer mudanças de acordo com o que for melhor para a empresa e para os seus clientes se você tem uma forma de garantir que a sua linha de produção vai aplicar essas mudanças de imediato. A organização se torna mais simples e direta."