Durante todo o ano, campanhas voltadas à proteção e aos cuidados com a saúde são representadas por cores. Em março, é a vez do azul-marinho chamar atenção para a prevenção do câncer colorretal, doença que deve registrar cerca de 40 mil novos casos em 2020, como aponta o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
É o segundo tipo de tumor mais comum entre as mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama. Hábitos alimentares não saudáveis, sedentarismo, o consumo de alimentos ultraprocessados e excesso de peso estão entre os principais fatores que podem aumentar as chances de desenvolver a doença. Histórico familiar de câncer, doenças crônicas no intestino, o tabagismo e o alcoolismo também podem representar riscos para o surgimento do tumor, como indica o INCA.
Segundo o médico Augusto Portieri, oncologista do Centro de Câncer de Brasília (Cettro), quando o diagnóstico é precoce, as chances de cura são altas, cerca de 95%. "Além de realizar exames preventivos a partir dos 50 anos de idade, é muito importante adotar uma alimentação rica em nutrientes e fibras, sem esquecer da prática regular de atividades físicas", orienta o profissional.
"Quase todos os cânceres do cólon e reto iniciam a partir de pólipos, que são lesões benignas e que, portanto, podem ser retiradas antes que malignizem, sendo então essa doença passível de prevenção. Estima-se que nos próximos anos tenhamos um número crescente de casos, principalmente diagnosticados em indivíduos mais jovens", completa Portieri.
Sintomas
Dados do Instituto também revelam que entre os principais sintomas estão a alteração do intestino - que pode estar associada a diarreia ou a prisão de ventre; dor abdominal; sangue nas fezes; anemia e perda de peso.
Serviço
Referência no tratamento oncológico do Distrito Federal, o Cettro atua há mais de 25 anos na promoção da saúde. Com assistência integral, é reconhecido não apenas pela excelência desde o diagnóstico ao tratamento clínico, mas pela atenção personalizada que oferece aos pacientes e suas famílias.
Unidades: Asa Sul/Asa Norte/ Taguatinga e Ceilândia
Contato: (61) 3429-2900