Com enorme potencial para negócios criativos, a Região dos Lagos, localizada no Estado do Rio de Janeiro, vem se destacando não somente pelo turismo, que atrai milhares de pessoas o ano inteiro. O binômio sol e mar responde por boa parte desse movimento, e soma-se ao ecoturismo de montanha, com os municípios de Casimiro de Abreu e Silva Jardim, para fazer da região a rota fluminense mais procurada. Mas há muito mais.
É assim que a Caravana RJ Criativo - Aceleração de Negócios Criativos na Região dos Lagos - desembarca em Cabo Frio, nos dias 24, 25 e 26 de setembro, com oficinas gratuitas mão na massa, para capacitar empreendedores e acelerar os negócios criativos da Costa do Sol. São 24 horas de conteúdo, ajudando pequenos e médios empreendedores a gerar renda a partir da inovação. A Caravana acontece na Sociedade Musical Santa Helena, na Rua 13 de Novembro, 282, no centro de Cabo Frio. As inscrições são limitadas e as oficinas gratuitas, podendo o participante escolher em quais deseja se inscrever. Devem ser feitas pelo site www.riocriativo.com
A Economia Criativa no Estado do Rio abrange 22 setores, indo do turismo à gastronomia, da moda ao design, do artesanato à música. É a que mais cresce no Estado, impulsionada pelo capital intelectual, e motiva o programa RJ Criativo. Dentro do Governo do Estado do Rio de Janeiro, é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Suas ações de incubação e educação no ciclo 2018/2019 são operadas pelo Templo.CC, com patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da Oi. Esse programa tem como missão dar suporte a empreendedores e transformar cultura e criatividade em fios condutores de desenvolvimento socioeconômico sustentável por meio do empreendedorismo, inovação e colaboração. As atividades oferecidas pelo RJ Criativo atuam na formação, na expansão de networking e difusão dos produtos e serviços gerados por empreendedores.
Nesta edição, a Caravana RJ Criativo Aceleração de Negócios Criativos na Região dos Lagos tem o apoio da Prefeitura de Cabo Frio e do SEBRAE.
Em Cabo Frio, município que tem o maior PIB da região, o mar inspira a forte gastronomia e traz a reboque o maior polo produtor de moda praia do país, com exportação para centros internacionais. Junta-se a Araruama, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro d'Aldeia e Saquarema na busca do desenvolvimento, baseando-se, principalmente, nas qualidades dos seus recursos naturais, na sua cultura histórica e na criatividade.
Na Caravana, profissionais de primeira linha são convidados a ministrar oficinas imersivas de muita prática, trabalhando os principais potenciais da região com os empreendedores locais. Serão três dias de muita mão na massa, com temas que vão desde a captação de recursos e inovação em modelo de negócios até gestão de redes, branding e financiamento coletivo.